UNESCO: “Bíblia, patrimônio da humanidade”

Exposição itinerante da Aliança Bíblica Francesa

PARIS, quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org). – A Aliança Bíblica Francesa (ABF) organizou a exposição “A Bíblia, patrimônio da humanidade”, aberta gratuitamente à visitação entre os dias 8 e 12 de fevereiro, na sede da UNESCO em Paris.

Trata-se de uma exposição interativa e multimídia, que apresenta “diversos aspectos da Bíblia de um ponto de vista cultural, histórico e literário, isenta de concepções confissionais”, indica um comunicado da conferência dos bispos da França.

Após passar por Mônaco, Nimes, Estrasburgo e Vannes, a exposição chegou em Paris na sexta-feira passada, acompanhada por uma séries de mesas-redondas, nas quais se discute a influência da Bíblia na cultura ocidental.

Os visitantes encontram na exposição uma coleção única de Bíblias antigas (como o Novo Testamento de Erasmo) e papiros, tábuas com inscrições cuneiformes e outras relíquas arqueológicas.

“Está destinada a um público amplo, conhecedor ou novato, religioso ou não. Aberta às diversas culturas e religiões do mundo, pretende contribuir para divulgar a influência da Bíblia nos mais diversos âmbito de nossa cultura, tais como a literatura, a história dos povos e da arte”, explica o episcopado francês.

O curador da exposição, Matthieu Arnéra, explica: “nosso desejo é o de estar a serviço de todas as Igrejas”, “queremos que esta mostra seja ecumênica e também inter-religiosa”.

Perguntado sobre sua expectativa em relação ao comparecimento de jovens e estudantes, respondeu: “como nossos filhos, em uma sociedade tão complexa e incerta, poderão encontrar seu pontos de referência, uma orientação espiritual, valores de abertura e fraternidade?”

E responde: “cada geração tem a responsabilidade de transmitir a mensagem bíblica de maneira que cada um possa se dela apropriar para a construção do futuro”.

A mostra está organizada em seis módulos temáticos, distribuídos em 400 metros quadrados. Para montá-la, foram necessários três anos de trabalho de uma equipe interconfissional de estudos bíblicos, todos voluntários.

A iniciativa contou com a cooperação da Comissão Nacional francesa para a UNESCO.

A Aliança Bíblica Francesa é uma associação que atua na divulgação e interpretação da Bíblia, em colaboração com a Igreja católica, Igrejas protestantes e a Igreja ortodoxa, além de organismos culturais não-confissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário