A luz brilha nas trevas

A vida das pessoas tem momentos de luz e de trevas. Ninguém escapa desta situação. Para uns, acontece de forma mais radial, e até fatal. Para outros, as alegrias e decepções são mais brandas e com poucas consequências.
Milhares de pessoas sofrem as consequências das catástrofes das últimas chuvas e enchentes, principalmente no Estado do Rio de Janeiro. Centenas delas foram brutalmente ceifadas, deixando a marca do sofrimento de muitos familiares.
A autêntica luz é Jesus Cristo, que deve ser reconhecido como tal, assumindo o caminho da construção do Reino de Deus. Reino da vida e não da morte, de flagelos e sofrimentos inesperados. É preciso encontrar meios para diminuir os incidentes de sofrimento em massa, como tem acontecido alhures.
É fácil ser solidário com os sofredores nestes instantes, principalmente porque o sofrimento não é com a gente, não estamos no lugar daquelas famílias enlutadas e despidas de tudo que tinham construído. Mas será que a solução destes acontecimentos não depende de todos nós, de cada brasileiro e brasileira?
Sempre houve momentos de “sombra, tristeza e morte”. Às vezes contribuímos para que isto aconteça. As causas são muitas, que passam pela busca de conforto indiscriminado, pelas construções em lugares impróprios e de risco, pela má atuação das autoridades, pela falta de uma Defesa Civil exigente etc.
Nas tragédias não existem privilegiados. Todos nos igualamos e sentimos a necessidade de misericórdia. Os olhares se voltam para Deus e para os nossos limites. Queira ou não, as nossas vidas estão nas mãos de Deus. Tudo passa, inclusive nossas divisões, incompreensões, egoísmos, riquezas, mordomias etc.
Na verdade, temos que nos apoiar naquele que foi crucificado, de onde brota a salvação. Cristo é de todos e para todos. Ele tem uma preferência pelos marginalizados, pelos sofredores e flagelados. A sua mensagem é de confiança, de boa nova para reanimar os que caíram no desespero.
Os discípulos, livremente, deixaram tudo para seguir Jesus Cristo em sua missão. É muito mais saudável ser assim de que perder tudo de forma brutal e violenta. Ambos os casos devem provocar capacidade de desprendimento, de luta e de seguimento.
Seguir Jesus Cristo é ter postura de fidelidade à sua proposta, é viver uma nova dimensão de espiritualidade. E muitas pessoas são desafiadas a começar tudo de novo, com coragem e ânimo redobrados, confiando sempre na proteção divina. É a presença da luz superando a força das trevas.
Encerro esta reflexão citando as palavras de Jesus, quando diz: “Eu, a luz vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (Jo 12, 46). A reconstrução depende de todos, quando a Palavra de Deus diz: “Vocês são a luz do mundo” (Mt 5, 14). A vida se constrói a cada dia.
O momento é de otimismo, de confiança e de luta. É olhar para frente com olhos de esperança. Somos impotentes diante da força da natureza, mas somos fortes quando confiamos no Autor da Criação. Deus não nos abandona, mas quer de nós atitudes de responsabilidade no momento de agir e de construir.
Escrito por Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário