A Sociedade moderna hedonista

Escrito por Anderson Matheus
Membro do ECC e do Movimento Familiar Cristão

A filosofia hedonista (do grego hedonê, "prazer", "vontade") tem como foco principal a busca incessante do prazer carnal e material, essa busca individualiza os pensamentos humanos, pois apenas o seu prazer que é importante, o próximo é somente um objeto do seu prazer, tornando-o numa pessoa egoísta, sem valores morais e éticos. 
A sociedade se define como, grupos de pessoas que compartilham dos mesmos objetivos e costumes, diferentemente, a sociedade moderna está destruindo sua essência, seus pensamentos e atitudes estão se “hedonisando”, o EU prevalece sobre o NÓS, eu quero tudo limpo, mas não limpo nada; eu quero um governo idôneo, mas sou corrupto; eu quero que tudo mundo me respeite, mas não respeito ninguém; eu quero amor, mas não pratico o amor; eu quero ser perdoado, mas não perdoo; eu quero os benefícios de Deus, mas não sigo os seus caminhos. 

Adolescentes e adultos ficam horas “navegando” na internet em busca de sexo virtual e solitário, pensamentos individualistas, vazios e humilhantes. Vão a festas onde se contam os relacionamentos, pessoas viraram números, as músicas perderam seu valor, servem apenas de pano de fundo, para apologia ao sexo desregrado, às drogas e bebedeiras, a busca do prazer carnal esta matando o Amor por asfixia, não damos tempo para conhecer o verdadeiro Amor, pois precisamos satisfazer nosso ego, o prazer pelo prazer é o que conta. 

A sociedade esta vivendo de festas regadas a bebedeiras, perdemos os limites no alcoolismo, o tempo mundano faz jovens ainda mais jovens e mais alcoólicos, transformando veículos em armas mortais; destroem famílias, destroem suas famílias. O alcoolismo é humilhante, Pais na sarjeta completamente bêbados, geram sentimentos de pena ou deboche aos que estão ao seu redor, e aos filhos crescem cheios de traumas, vergonha e limitações. Filhos que perdem sua juventude saudável nas bebidas, vão se matando pouco a pouco, trazendo preocupação e decepção aos Pais. Maridos que se tornam violentos, por causa da bebida, mulheres que prostituem sua dignidade por causa do alcoolismo. 

Nossa sociedade está deixando de ser cidadão para se tornar cliente, onde o “Ter” e o “Possuir” se apossou do lugar onde encontrávamos o “Ser” e o “Existir” em nossas metas de crescimento. Existem casas com vários televisores espalhados por quase, ou todos os cômodos, mas ninguém conversa, famílias tornam-se grupo de pessoas que vivem no mesmo ambiente, pois não se conhecem, pais compram seus filhos com presentes e excessos em momentos na grande maioria das vezes inoportunas, educando seus filhos sem limites, fazendo-se de vitimas sempre acabam se tornando adultos fracos mentalmente, sem valores éticos e morais, pois aprenderam que tudo se resolve com dinheiro, e seus Pais com a desculpa de que trabalham para dar um futuro melhor para seus filhos acabam não Pais presentes na formação da personalidade deles, pois tal desculpa, é na verdade para camuflar o seu fascínio pelo poderio capitalista, porque filhos precisam é de amor e educação regada a valores éticos e morais que o transforme e cidadãos de caráter e dignos de serem verdadeiros cidadãos. 

A sociedade só pensa em consumir exageradamente, a busca incessante pelo poderio capitalista esta levando as pessoas ao caos humanitário, fabricante de angustias, cobiça, inveja, revolta e egoísmo, coleções de coisas que não tem o menor sentido, glorificação de objetos que chega ao ponto de esquecer os amigos e familiares para adquiri-los, mas na verdade quanto mais materialidades possuímos mais pelo que temos seremos reconhecidos e menos pelo somos seremos vistos, passando a viver em uma redoma de vidro de materialidades, fúteis, ilusórias e vazias, que resulta no ápice, a destruição familiar, suicídios, furtos, roubos, assassinatos. 

A sociedade moderna se “hedonisa” na busca de um bem-estar ilusório, prega o tema: “Aproveitar da Vida”, mas será realmente que essas atitudes e comportamentos são mesmo o que se busca quando se deseja ter bem-estar, ou aproveitar a vida, procure dedicar um pouco de seu tempo para sua família, esportes, um trabalho digno e honesto e principalmente dedique um pouco de seu tempo para Deus, cultive as Virtudes que Nosso Senhor Jesus nos ensinou, assim você colherá seus frutos e assim conhecerá o que é realmente aproveitar a vida, dar a Vida que Deus nos deu o valor que ela realmente merece. Precisamos lutar por uma sociedade mais idônea, homogênea e principalmente de Cristãos enraizados na Cruz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário