Vaticano apresenta centro internacional online contra abusos de menores


Vaticano, 13 Fev. 12 / 05:14 pm (ACI/EWTN Noticias)

Como conclusão do simpósio "Para a cura e a renovação" sobre a luta contra a pederastia naIgreja, foi apresentado o Centro para o Amparo da Criança, que oferecerá capacitação através de Internet para os profissionais que trabalham contra o abuso sexual de menores.

Para o Arcebispo de Munique, Cardeal Reinhard Marx, quem participou da conferência de imprensa da apresentação do centro de educação online, afirmou que este é "apenas uma parte da renovação da Igreja. A crise de credibilidade não está terminada mas vamos rebatizar nossa credibilidade passo a passo".

"Se a Igreja está tomando agora outra vez a tarefa de ser um sinal e um sacramento do amor de Deus, e pondo a proteção e promoção da vida das crianças muito no centro de seus interesses, então tais ações e trabalho são uma contribuição decisiva para a evangelização", afirmou o Cardeal.

O Centro mundial é um esforço coordenado da Universidade de Ulm na Alemanha, a Arquidiocese de Munique e a Universidade Gregoriana de Roma, que conta com um orçamento inicial de 1,6 milhões de dólares para cobrir os primeiros três anos, desde 2012 até 2014.

Em declarações ao grupo ACI, Jörg Fegert, professor do Departamento de Psiquiatria Infantil e do Adolescente e Psicoterapia da Universidade de Ulm, indicou que "como médico, que tem certa experiência na educação médica, sei que estas ferramentas de educação online são muito fortes se realmente se deseja difundir o conhecimento".

"A Internet nos dá a possibilidade de chegar a pessoas em todo o mundo", afirmou Fegert.

O anúncio do Centro para o Amparo da Criança foi produzido logo de quatro dias de reunião às quais compareceram 140 conferências episcopais e ordens religiosas de todo o mundo em Roma.

Depois de finalizar o evento, os assistentes têm até maio deste ano para apresentar, para a aprovação do Vaticano, diretrizes claras para a tramitação de denúncias em casos de abusos em suas jurisdições.

Para acessar o Centro Online de Amparo da Criança visite: www.elearning-childprotection.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário