Na Missa ou Ceia do Senhor, o Povo de
Deus é convidado e reunido, sob a presidência do sacerdote, que
representa a pessoa de Cristo para celebrar a memória do Senhor.
Procissão das oferendas
As principais ofertas são o pão e vinho.
Essa caminhada, levando para o altar as ofertas, significa que o pão e o
vinho estão saindo das mãos do homem e da mulher que trabalham. As
demais ofertas representam igualmente a vida do povo, a coleta do
dinheiro é o fruto da generosidade e do trabalho dos fiéis. Deus não
precisa de esmola porque Ele não é mendigo e sim o Senhor da vida. A
nossa oferta é um sinal de gratidão e contribui na conservação e
manutenção da casa de Deus.
Na Missa nós oferecemos a Deus o pão e o
vinho que, pelo poder do mesmo Deus, mudam-se no Corpo e Sangue do
Senhor. Um povo de fé traz apenas pão e vinho, mas no pão e no vinho,
oferece a sua vida.
O sacerdote oferece o pão a Deus, depois
coloca a hóstia sobre o corporal e prepara o vinho para oferecê-lo do
mesmo modo. Ele põe algumas gotas de água no vinho simboliza a união da
natureza humana com a natureza divina. Na sua encarnação, Jesus assumiu a
nossa humanidade e reuniu, em si, Deus e o Homem. E assim como a água
colocada no cálice torna-se uma só coisa com o vinho, também nós, na
Missa, nos unimos a Cristo para formar um só corpo com Ele.
- O celebrante lava as mãos, essa purificação das mãos significa uma purificação espiritual do ministro de Deus.
Santo
Prefácio é um hino “abertura” que nos
introduz no Mistério Eucarístico. Por isso o celebrante convida a
Assembleia para elevar os corações a Deus, dizendo ”Corações ao alto!” É
um hino que proclama a santidade de Deus e dá graças ao Senhor.
O final do Prefácio termina com a
aclamação Santo, Santo, Santo… é tirado do livro do profeta Isaías (6,3)
e a repetição é um reforço de expressão para significar o máximo de
santidade, embora sendo pecadores, de lábios impuros, estamos nos
preparando para receber o Corpo do Senhor.
Consagração do Pão e do Vinho
O celebrante estende as mãos sobre o pão e vinho e pede ao Pai que os santifique enviando sobre eles o Espírito Santo.
Por ordem de Cristo e recordando o que o próprio Jesus fez na Ceia e pronuncia estas palavras: “Tomai…”
O celebrante faz uma genuflexão para adorar Jesus presente sobre o altar.
Em seguida recorda que Jesus tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos dizendo: “Tomai…”
“Fazei Isto” aqui cumpre-se a vontade expressa de Jesus, que mandou celebrar a Ceia.
”Eis o Misterio da Fé”
Estamos diante do Mistério de Deus. E o Mistério só é aceito por quem crê.
Orações pela Igreja
A Igreja está espalhada por toda a terra
e além dos limites geográficos: está na terra, como Igreja peregrina e
militante; está no purgatório, como Igreja padecente; e está no céu como
Igreja gloriosa e triunfante. Entre todos os membros dessa Igreja, que
está no céu e na terra, existe a intercomunicação da graça ou comunhão
dos Santos. Uns oram pelos outros, pois somos todos irmãos, membros da
grande Família de Deus.
A primeira oração é pelo Papa e pelo
bispo Diocesano, são os pastores do rebanho, sua missão é ensinar,
santificar e governar o Povo de Deus. Por isso a comunidade precisa orar
muito por eles.
Rezar pelos mortos é um ato de caridade,
a Igreja é mais para interceder do que para julgar, por isso na Missa
rezamos pelos falecidos
Finalmente, pedimos por nós mesmos como “povo santo e pecador”.
Finalmente, pedimos por nós mesmos como “povo santo e pecador”.
Por Cristo, Com Cristo E Em Cristo
Neste ato de louvor o celebrante levanta a Hóstia e o cálice e a assembléia responde amém.
O Pai-Nosso
O Pai Nosso, não é apenas uma simples
fórmula de oração, nem um ensinamento teórico de doutrina. Antes de ser
ensinado por Jesus, o Pai-Nosso foi vivido plenamente pelo mesmo Cristo.
Portanto, deve ser vivido também pelos seus discípulos. Com o Pai Nosso
começa a preparação para a Comunhão Eucarística.
Essa belíssima oração é a síntese do
Evangelho. Para rezarmos bem o Pai Nosso, precisamos entrar no
pensamento de Jesus e na vontade do Pai. Portanto, para eu comungar o
Corpo do Senhor na Eucaristia, preciso estar em “comunhão” com meus
irmãos, que são membros do Corpo Místico de Cristo.
Pai Nosso é recitado de pé, com as mãos erguidas, na posição de orante. Pode também ser cantado, mas sem alterar a sua fórmula.
Após o Pai Nosso na Missa não se diz amém pois a oração seguinte é continuação.
Após o Pai Nosso na Missa não se diz amém pois a oração seguinte é continuação.
A paz é um dom de Deus. É o maior bem que há sobre a terra. Vale mais
que todas as receitas, todos os remédios e todo o dinheiro do mundo. A
paz foi o que Jesus deu aos seus Apóstolos como presente de sua
Ressurreição. Assim como só Deus pode dar a verdadeira paz, também só
quem está em comunhão com Deus é que pode comunicar a seus irmãos a paz.
Fração do Pão
O celebrante parte a hóstia grande e
coloca um pedacinho da mesma dentro do cálice, que representa a união do
Corpo e do Sangue do Senhor num mesmo Sacrifício e mesma comunhão.
Cordeiro de Deus
Tanto no Antigo como no Novo Testamento,
Jesus é apresentado como o “Cordeiro de Deus”. Os fiéis sentem-se
indignos de receber o Corpo do Senhor e pedem perdão mais uma vez.
Comunhão
A Eucaristia é um tesouro que Jesus, o
Rei imortal e eterno, deixou como Mistério da Salvação para todos os que
nele crêem. Comungar é receber Jesus Cristo, Reis dos Reis, para
alimento de vida eterna.
Modo de Comungar
Quem comunga recebendo a hóstia na mão,
deve elevar a mão esquerda aberta, para o padre colocar a comunhão na
palma da mão. O comungante imediatamente, pega a Hóstia com a mão
direita e comunga ali mesmo na frente do padre ou ministro. Ou direto na
boca. quando a comunhão é nas duas espécies, ou seja, pão e vinho é
diretamente na boca.
Rito Final
É terminada a comunhão, convém fazer alguns momentos de silêncio para interiorização da Palavra de Deus e ação de graças.
Como Receber a Bênção
É preciso valorizar mais e receber com fé a benção solene dada no final da Missa. E a missa termina com a bênção.
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