Reflexão: O Palhaço

Diz uma história que numa cidade apareceu um circo, e que entre seus artistas havia um palhaço com o poder de divertir, sem medida, todas as pessoas da platéia e o riso era tão bom, tão profundo e natural que se tornou terapêutico.
Todos os que padeciam de tristezas agudas ou crônicas eram indicados pelo médico da cidade para que assistissem ao talento daquele palhaço que possuía o dom de eliminar angústias e alegrar os corações.

De repente, se via um grupo de crianças pulando, cantando, gritando, se divertindo. Crianças alegres. Crianças que não paravam de rir.

Um dia porém um morador desconhecido, tomado de profunda depressão, procurou o doutor. O médico então, sem relutar, disse:

- Meu caro, o seu diagnóstico é muito simples: Olha, tem um circo na cidade que o pessoal está adorando. Eu lhe incido como o lugar de cura de todos os males de sua natureza, de abrandamento de todas as dores da alma, de iluminação de todos os cantos escuros do nosso jeito perdido de ser.

O homem nada disse, levantou-se, caminhou em direção à porta e quando já estava saindo, virou-se, olhou o médico nos olhos e sentenciou:

“Eu não posso procurar o circo. Aí está o meu problema: Eu sou o palhaço”.

Ele fechou a porta. E saiu…
O sorriso daquele simples homem, sorria para viver, sorria por fora. E sonhava um dia, poder sorrir por dentro.

“O que me falta para ser feliz”?
Quando você escuta a palavra alegria, qual a primeira imagem que vem ao seu coração? Um circo, alguém rindo… A nossa compreensão do que chamamos alegria é bem rasa, é algo mais externo.

No Evangelho de São Marcos 10, 17-22, Jesus vai direto ao ponto.
“Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: “Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?” Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Só Deus é bom. Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe”. Ele respondeu-lhe: “Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade”. Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens”.
A palavra não cita o nome, diz que, veio alguém correndo. Quando diz-se alguém, significa que esse alguém pode ser eu, pode ser você. O jovem depois de ter ouvido de Jesus o que precisava fazer para encontrar seu sentido de vida, achou ser incapaz de conseguir, virou-se e foi embora, assim como palhaço da história: Ele fechou a porta. E saiu… A alegria vai embora da nossa vida porque falta o compromisso com a esperança.

A Alegria não pode ser na nossa vida apenas fator externo. A alegria que São Paulo recomenda aos Filipenses em (Fl 4,4) é o que queremos. “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!  A esperança é o que faz com que encaremos a vida, mesmo que tenhamos dificuldade.

O jovem do Evangelho chegou até Jesus de joelhos e, com certeza, já tinha corrido várias vezes em busca de alegria e prazer, mas não encontrou. O homem moderno quer ser feliz. Todos buscam a felicidade, mas muitas vezes  procuram em lugares errados, pois o prazer vem do corpo, mas felicidade vem da alma.

Só Deus é capaz de nos preencher por completo.

O que nos falta para sermos felizes?
Quantas vezes chegamos diante do Senhor na postura de quem precisa de respostas. Quem sabe você chegou como esse jovem, cansado (a) e de joelhos diante de Jesus. E o Evangelho continua dizendo que Jesus fixou o olhar e parou diante do jovem. Nós também precisamos de pessoas que parem por nós. Jesus olhou e no olhar amou, porque não basta que parem por nós apenas, é preciso amar. Olhar nos olhos é descobrir que muitas vezes “por traz da máscara de um palhaço, há um homem, que chora e que sofre”.
Você quer saber qual a frase que mais mata as pessoas hoje? É a frase: “Eu não dou conta”.

Por isso amigos,
“Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus” (Filipenses 4,4-7). O Senhor tem um encontro marcado conosco e quer nos dar a oportunidade de realinharmos a nossa vida ao lado de Jesus. A nossa capacidade de sermos felizes está na oportunidade que temos de mudar.

Devemos fazer a escolha de sermos felizes, permitir ser alcançados por Deus e ter a nossa vida transformada. Precisamos entender que a felicidade não é circunstancial e sim existencial, porque só Deus é a fonte da nossa alegria.
 
A nossa felicidade está em Jesus, por isso coloque diante de Deus o cansaço que você traz consigo e quer deixar para trás. Olhe para o Senhor, porque Ele vai olhar para você.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário