E VOCÊ?
A grande tragédia entre os cristãos hoje é que muitos de nós estamos sob a Palavra de Deus, mas não a estudamos por nós mesmos.
E você? Lê e estuda regularmente a Bíblia por si mesmo ou faz parte da maioria das pessoas que raramente abrem a Bíblia por si mesma? Eis um exercício simples para ajudá-lo a avaliar seus hábitos de leitura da Bíblia.
Com que freqüência você lê a Bíblia? (Marque uma alternativa)
nunca
uma vez ao mês
uma vez por semana
duas ou três vezes por semana
todos os dias
Quando a lê, quanto tempo passa lendo?
5 minutos ou menos
15 minutos
30 minutos
45 minutos
1 hora ou mais
Eis algumas razões pelas quais as pessoas alegam que não lêem a Bíblia. Assinale aquelas que expressam porque você não lê a Bíblia mais do que o faz.
A Bíblia parece não ser relevante em minha vida.
A Bíblia parece confusa e difícil de ser entendida. Não sei como fazer com que faça sentido.
Eu lia a Bíblia e isso me fazia bem; mas, depois de algum tempo, não parecia ter o mesmo impacto. Então, finalmente acabei desistindo.
Sinto-me culpado(a) quando leio a Bíblia
A Bíblia é irremediavelmente desatualizada. Ela pode conter algumas histórias interessantes, mas tem pouco significado na vida de hoje.
Confio em meu pastor ou ministro para explicar a Bíblia para mim. Se precisar saber de algo, ele me dirá.
Tenho dúvidas quanto à confiabilidade da Bíblia.
Não tenho tempo. Sou muito ocupado(a).
A Bíblia parece me enfadar.
Não tenho Bíblia.
A Bíblia está cheia de mitos e meias verdades. Porque estudar algo que não tem credibilidade?
Não leio, é só! Não se trata só da Bíblia, não leio nada.
Não sei quais foram às respostas que marcou. O que sei e posso dizer com fé nas Escrituras. Se você for fiel no pouco, Ele lhe confiará mais.
Meu irmão, minha irmã, hoje em seu coração se comprometa verdadeiramente a fazer da Palavra de Deus uma eterna companheira de sua vida. Quando mais conhecê-la, amá-la, respeitá-la e fazer dela a sua própria vida mais transformado(a) será.
É que nem num casamento quanto mais você permite que seu companheiro seja teu amigo, confidente, cúmplice, etc, mais a sua vida é transformada, completada e no final o mais lindo do casamento é ver que ambos os esposos são tão parecidos. Pois eles acabam um pegando o jeito do outro.
Repitam comigo se você está convencido(a) e quer fazer da palavra de Deus verdadeiramente um companheiro eterno de sua vida haja o que houver:
Senhor Jesus, eu aceito a tua Palavra, que está na Bíblia, como eterna companhia em todo o meu viver, pensar, ser e realizar, eu aceito a Palavra de Deus na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-a e respeitando-a todos os dias de minha vida. Quero pela Palavra de Deus ser transformada, tratada e edificada. Que a Palavra de Deus seja em mim como semente que dê frutos em abundância para honra e Glória tua Jesus. Eu quero ser após de tratada pela Palavra de Deus, viver por ela e ser um(a) evangelizador(a), pois por ter sido eu mesma remexida, tratada, transformada e edificada por ela, posso dizer que o meu tratamento não é em vão. Pois ela é verdadeiramente capaz de transformar aqueles que se deixam tocar por Deus através de sua Palavra. Amém.
$ Leiamos com atenção...
Com a Palavra de Deus temos uma refeição completa:
O aperitivo- são os livros que nos ensinam e nos estimulam a ler a Sagrada Escritura, mostra o quanto Ela é poderosa, eficaz e verdadeira. Neste estudo será a fase do aspirantado no Mosteiro da Palavra.
Aqui no Brasil geralmente muitos pegam primeiro a Salada, e depois propriamente o prato principal:
Chamo a salada de Antigo Testamento, ela é necessária para um bom funcionamento do organismo. Aqui o Antigo Testamento é importante para se preparar para a nova aliança, Deus foi nos instruindo utilizando a sua pedagogia de amor, nos ensinando e preparando o seu povo para receber Jesus.
O prato principal propriamente dito é o Novo Testamento, é nele que temos os carboidratos, proteínas necessárias para nos abastecer, alimentar e nos sustentar.
Aqui temos que aprender a comer direito, eu infelizmente tenho o hábito de engolir a comida, mais temos que aprender a cada dia nos reeducando a mastigar, saborear o que comemos, assim também com a Palavra de Deus, temos que nos reeducar a passar mais tempo com ela deixando ele ir nos tratando, sustentando e nos alimentando por completo.
Sobremesa- após termos passados tempos com a Palavra de Deus, provamos as suas delícias em nossa vida. Como é doce a sua Palavra após ter-nos tratados, alimentados e nos sustentados. Recebemos uma taxa de glicose extra que é muito bom!!!
Para terminar uma boa refeição não pode faltar o nosso abençoado cafezinho:
Que para muitos o café é estimulante, tira o sono, é isto que a Palavra de Deus faz conosco, nos estimula na caminhada como filhos e filhas de Deus que estão a caminho da eternidade, e tira toda a nossa letargia para as coisas de Deus, nos faz acordar para as coisas espirituais, que na verdade é o que mais interessa.
Boas intenções não farão com que comece um estudo bíblico pessoal. É necessário um compromisso voluntário de sua parte, seguido de uma ação decisiva. Como Santa Teresa D'Ávila dizia: ter uma determinada determinação.
Vou apresentar uma sugestão que achei interessante em um livro que li sobre a Palavra de Deus, quando nascemos recebemos após nosso Pai ou Mãe nos registrar uma certidão de nascimento, depois temos que ter um registro de identidade, quando trabalhamos um CIC, quando casamos temos uma certidão de casamento que comprova para muitos fins que temos um comprometimento.
Então agora faremos uma certidão para o nosso compromisso e comprometimento com a Palavra de Deus. Você pode achar útil formalizar seu compromisso, fazendo-o mais do que uma mera nota mental. Eis uma declaração (certidão) que te ajudará a pensar naquilo com que está se comprometendo. Se concordar com os termos, assine seu nome como maneira formal de declarar o compromisso.
COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS
Eu, (nome), determinei iniciar um programa regular de estudo bíblico pessoal.
Irei começar no dia de / ás (horário), em (local).
Novamente Jesus eu assumo o meu compromisso de ter a Palavra de Deus como minha companhia eterna. Ajuda-me a ser fiel e permitir que a Palavra de Deus faça o tratamento que precisa ser feito em minha vida, para que eu esteja pronto(a) para ser usada livremente para tua obra de Evangelização. Como Maria Santíssima disse: “ Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a tua Palavra”.
Em meu estudo usarei os passos de Observar, interpretar e aplicar em minha vida a Palavra de Deus, conforme serão mostrados por este estudo bíblico. Estou ciente de que os objetivos da Bíblia da leitura da Bíblia são um relacionamento mais próximo de Deus e uma vida de mudança de acordo com a Sua vontade e Palavra. Para este fim, comprometo-me a ler e obedecer a Bíblia, com ajuda de Deus. Amém.
___________________________
Assinatura
Nenhum comentário:
Postar um comentário