RIO DE JANEIRO, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- “Existem muitas pressões para que não vivamos a nossa vida de cristãos, de católicos. Ser cristão hoje não é só uma questão pessoal, é algo importante para a sociedade”. Essa foi uma das falas do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, ontem, ao celebrar a festa de São Sebastião, padroeiro, com os fiéis da arquidiocese do Rio de Janeiro.
Ao destacar o “exemplo forte e corajoso de vida cristã” dado por São Sebastião, Dom Orani convidou os católicos a darem testemunho de fé e de vida no seio da sociedade. Isso na homilia da missa solene da festividade, na Igreja de São Sebastião, na Tijuca, pela manhã.
O arcebispo afirmou que a vocação dos católicos hoje é testemunhar a possibilidade de um mundo novo, mais humano, mais fraterno e justo.
À tarde, houve a tradicional procissão de São Sebastião, que reuniu cerca de 50 mil pessoas pelas ruas do Rio de Janeiro.
No trajeto que levou a imagem do santo do bairro da Tijuca à Catedral Metropolitana, muitos devotos trajavam roupas vermelhas, portavam bandeirinhas e fitas. Muitos fieis compareceram para agradecer pelas graças alcançadas pela intercessão de São Sebastião.
“Eu acompanho essa procissão há uns oito anos. Foi uma promessa que eu fiz. Quando estava quase em coma, eu vi passando na televisão e pedi misericórdia. Desde lá eu participo da procissão e estou bem”, disse Nadia Correia de Almeida, 54 anos, em informação recolhida pelo portal da arquidiocese do Rio.
Ao longo de cerca de 6 km de caminhada, e apesar do calor de quase 40 graus, a multidão que acompanhava a procissão se manteve animada, vivendo o clima de oração e entoando cânticos católicos conhecidos e hinos a São Sebastião.
O arcebispo abençoou os doentes e profissionais de saúde, em frente ao Hospital da Polícia Militar e em frente ao Instituto Nacional do Câncer.
Ao chegarem à Catedral, os participantes da procissão puderam assistir ao Auto de São Sebastião, organizado pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Logo em seguida, teve início a missa na Catedral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário