Madeira: imagem de Nossa Senhora é “milagrosamente” resgatada

O arcebispo de Funchal preside um funeral pelas vítimas

FUNCHAL, segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- A imagem de Nossa Senhora, da capela de Nossa Senhora da Conceição, pertencente à paróquia do Monte, em Madeira, pôde ser resgatada “milagrosamente, do meio do lamaçal”.

Assim explicou à agência Ecclesia o Pe. Giselo Andrade, para quem essa imagem se converteu em “sinal de esperança e consolação para todo o povo”.

O violento temporal que atingiu Madeira destruiu por completo a capela de Nossa Senhora, conhecida como “Capela das Babosas”.

“As casas situadas abaixo da praça tragicamente desapareceram – explicou o sacerdote. Todos contemplavam incrédulos este cenário dramático que destroçava profundamente o coração.”

O temporal da madrugada do sábado, 20 de janeiro, deixou dezenas de vítimas mortais e feridos na ilha de Madeira.

No domingo, o bispo de Funchal, Dom Antônio Carrilho, presidiu, na catedral da capital de Madeira, o funeral pelos falecidos.

“Neste momento difícil e de natural angústia, é importante manter a serenidade possível”, afirmou Dom Carrilho, em uma mensagem divulgada no sábado.

O prelado mostrou sua “profunda comunhão e solidariedade” com todas as vítimas do trágico temporal.

E indicou: “Como vosso bispo, neste momento de dor, também rezo e convido os católicos a rezarem, confiando as preocupações e o sofrimento de todos, nesta hora, a Nossa Senhora do Monte, nossa padroeira, e a Nossa Senhora de Fátima, cuja imagem peregrina entre nós”.

Solidariedade

A igreja está agindo para auxiliar as populações atingidas, em colaboração com as instituições públicas.

A Cáritas diocesana de Funchal destacou a necessidade de bens de primeira necessidade, como roupas, artigos de higiene, calçados e alimentos.

Seu presidente, José Barbeito, quis enviar “palavras de apoio em Jesus Ressuscitado aos que perderam seus familiares e uma mensagem de esperança no mesmo Jesus a todos os que, apesar das perdas familiares e materiais, sobreviverão”.

A Cáritas Portugal enviou 25 mil euros à Cáritas diocesana de Funchal para ajudar a enfrentar as primeiras necessidades causadas pelo temporal e abriu uma conta para receber doações para a população.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Dom Jorge Ortiga, enviou uma mensagem de solidariedade e apoio ao bispo de Funchal.

Assegurou sua “mais profunda comunhão humana, cristã e eclesial”, nestas “horas de dor e perplexidade experimentadas pelo povo de Madeira”.

“A vida é uma encruzilhada de surpresas e imprevistos – destacou. Nem sempre há harmonia da natureza com cada população.”

“Tudo pode parecer um grande enigma – acrescentou. São momentos para encontrar um bálsamo na solidariedade.”

O arcebispo de Braga e presidente da CEP indicou que reza especialmente “para que a comunidade cristã saiba estar presente, com gestos de autêntica proximidade, de maneira que a experiência de comunhão eclesial dê testemunho de um verdadeiro amor entre os que sofrem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário