MADRI, quinta-feira, 4 de março de 2010 (ZENIT.org). – Vários países europeus já iniciaram as preparações para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri. Nas últimas semanas, as delegações das Conferências Episcopais da Holanda, Itália e Portugal visitaram a Espanha para coordenar sua presença e sua atuação nos preparativos para o evento que ocorrerá no verão de 2011.
A delegação italiana visitou Madri na semana passada, conforme informou uma nota da acessória de imprensa da JMJ 2011. Durante sua permanência na capital espanhola, os delegados encontraram-se com representantes das diversas seções responsáveis pela coordenação dos preparativos para a JMJ.
Os delegados italianos puderam colaborar com os membros do comitê organizador espanhol graças à experiência adquirida por ocasião da JMJ de Roma, ocorrida em 2000. De acordo com os representantes italianos, estima-se que cerca de 120 mil italianos devam participar da JMJ 2011.
Os jovens holandeses já iniciaram sua contagem regressiva para a Jornada da Juventude Diocesana, que será celebrada no Domingo de Ramos nas sete dioceses do país. Neste dia, será proclamado oficialmente o início das preparações para a JMJ 2011.
O próximo passo será a realização, em novembro deste ano, de um Encontro Nacional da Juventude, como parte dos preparativos para a JMJ. A Conferência Episcopal Holandesa calcula que entre 2.000 e 2.500 jovens holandeses comparecerão à JMJ espanhola.
Portugal é um dos países com maior número de ações programadas tendo e vista a Jornada. A Delegação para a Juventude prepara uma série de eventos para os próximos três semestres.
Em maio, o Papa visitará Fátima, o que representará “uma ótima ocasião para sensibilizar os jovens”, comentou Pablo Lima, delegado da Conferência Episcopal Portuguesa.
O Santuário de Fátima é um dos centros nevrálgicos para os preparativos para a JMJ. Todos os anos, no primeiro final de semana de maio, celebra-se a peregrinação “Fátima Jovem”, especialmente voltada aos jovens. As duas próximas edições deste evento serão dedicadas à JMJ 2011.
Em agosto, os jovens portugueses se reunirão com outros jovens europeus em Santiago de Compostela para a Peregrinação Jovem Europeu. Na capital da Galiza, os jovens tomarão o testemunho da Cruz da JMJ, com a qual farão um percurso de 12 dias pelas 20 dioceses portuguesas, que se encerrará em 20 de agosto. Entre os dias 14 e 15 de agosto, a Cruz estará no Santuário de Fátima, e em seguida prosseguirá com seu itinerário por entre as dioceses espanholas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário