Bíblia: herança cultural religiosa e Palavras de vida eterna


Fonte: Redação A12
Terça-feira, 18 de maio de 2010, São muitas as religiões que utilizam e se fundamentam na Bíblia. Há contínuo interesse ecumênico no estudo, na reflexão, na partilha da interpretação e no amor às Sagradas Escrituras unindo católicos, evangélicos e judeus.

Os judeus não reconhecem o Novo Testamento, mas os cristãos comungam com eles a fonte comum da fé: o Primeiro Testamento, ou a “Tanak” judaica. O papa João Paulo II disse: “sem o Antigo, o Novo Testamento seria um livro indecifrável. A unidade dos dois decorre da unidade do Projeto de Deus e da sua Revelação”.

A Bíblia é o livro mais publicado no mundo. Já foi traduzida em mais de 2.400 línguas. Cada época tem o seu modo próprio na compreensão da Palavra viva do Senhor e seu conhecimento nunca chegará ao fim! Ler, estudar e rezar a Bíblia é indispensável para adorar a Deus em espírito e verdade.

O povo bíblico judaico foi tentado pela idolatria reinante nos paises vizinhos. A cultura pagã atribuía poderes divinos a estátuas ou ídolos. Hoje todos somos tentados pelos ídolos da moderna cultura materialista: o ter, o poder e o gozar. São os “deuses” do mundo, do dinheiro, do consumismo e do mercado.

A lei da oferta e da procura entrelaça o ter, o poder e o gozar criando relações sociais escravizantes. Os ídolos modernos são mais insinuantes. Atam os consumidores às vaidades, caprichos e desvarios humanos. Impõem padrões de opinião e conduta. Induzem a falsos valores alimentando ilusões, divertimentos, modas, mitos, drogas e interesses perversos que geram injustiças e sofrimentos.

Uma sociedade arrumada só em interesses políticos e econômicos não se sustenta. Devorada por ambições e violências, cevada na cultura da morte não oferece caminhos pascais. Não tem a luz de Cristo ressuscitado. Como viver sem o seu amor, sem os valores da fraternidade, caridade, justiça, respeito à vida?

Como preservar a dignidade humana e caminhar para um futuro bom? A harmonia na vida familiar, a segurança social e as relações humanas pacíficas não nos vem de nenhum poderio econômico ou financeiro.

Vem dos valores éticos provenientes da Aliança com Deus. A sua Palavra alicerça a construção de ordem social justa e sacia a fome e sede profundas do coração humana. Na Bíblia inteira Deus se mostra solidário com as aflições e agruras dos humilhados.

A Sagrada Escritura permanece no mar da vida qual rochedo imbatível arrostando a descrença, o orgulho das ciências, a negação de Deus. Mais cedo ou mais tarde acontecerá o que Deus quer. Vamos escutá-lo, adorá-lo e viver a Graça da filiação.

Projeto Um Milhão de Bíblias

O projeto é desenvolvido pela CNBB com o objetivo de atingir as pessoas através da leitura orante da Palavra.

Dentro do Projeto da Missão Continental, a Igreja no Brasil desenvolveu o Projeto de Doação de Um Milhão de Bíblias.

Esse projeto não se resume a apenas entregar às pessoas a bíblia, mas a ensiná-las a ler de maneira orante, respondendo aos apelos da Palavra.

Nesse sentido, não queremos apenas distribuir a bíblia em massa, mas ensinar as pessoas a desenvolverem o amor e a boa leitura.

Fonte: Revista de Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário