Estamos em plena quinzena da preparação da festa de Nossa Senhora da Abadia, que comemoramos sempre no dia 15 deste mês, dia da Assunção de Maria Santíssima ao céu.
O livro do Apocalipse, na leitura da Missa, descreve Maria como a mulher revestida do sol, tendo sob os pés a lua e, na fronte, luminosa coroa de estrelas douradas. No colorido das imagens, quis o autor do Apocalipse (cap. 12) mostrar a excelcitude do trono da Mãe de Deus, glorificada na pureza de seu corpo, que foi o misterioso tabernáculo de Jesus.
Este é o texto e a mensagem na Missa do dia. E logo após, a Igreja proclama o texto de São Paulo (1º Cor 15), dando-nos a certeza da ressurreição futura de nosso corpo por influxo causal de Cristo ressuscitado.
É nesta perpectiva de fé que a Igreja celebra a assunção gloriosa de Maria, Mãe de Cristo, e nos coloca espiritualmente – alma elevada – na contemplação da Mãe de Jesus. E é nesta visão de fé que, servindo-nos da festa da Assunção de Maria Santíssima, comemoramos a nossa festa da Abadia.
A devoção à Mãe de Deus nestes dias da festa, além das celebrações litúrgicas e de nossa piedade pessoal, oferece aos fiéis ocasião para aproximarem-se do sacramento da penitência, pela presença de muitos sacerdotes que se poem à disposição dos que dessejam abeirar-se desta fonte de graças. Isto, sobretudo em Romaria, para onde acorrem pessoas que habitualmente não têm, no meio rural onde moram, a facilidade de confessores à disposição. Para muitos a única ocasião de se encontrarem com o sacerdote para atendê-los e ouví-los é esta – a festa da Abadia. São momentos pois de ricas graças divinas.
Pode-se dizer que os santuários de Nossa Senhora são os pontos altos, para onde sobem os que buscam as bênçãos do Coração de Deus. E de lá descem iluminados e enriquecidos para serem, na aridez da estrada, os semeadores do bem e do amor.
Festa da Abadia: momento feliz de encontro com Deus na casa de Maria Santíssima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário