Missa
é para todos, mas a maneira de cada um participar pode ser diferente.
Depende da fé que as pessoas têm. Existe quem vem à Missa para fazer
pedidos a Deus, outros apenas para cumprir uma obrigação e outros com
alegria e fé, para louvar e bendizer a Deus.
E você, porque e para que vai à Missa?
E você, porque e para que vai à Missa?
Porque ir à Igreja?
O individualismo não tem lugar no
Evangelho, pois a Palavra de Deus nos ensina a viver fraternalmente. O
próprio céu é visto como uma multidão em festa e não como indivíduos
isolados. A Igreja é o povo de Deus. Com ela, Jesus fez a Nova e Eterna
Aliança no seu Sangue. A palavra Igreja significa Assembleia. É um povo
reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo.
A Missa foi sempre o centro da
comunidade e o sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que
receberam o mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão.
Todos os fiéis formam um só “corpo”. São Paulo disse aos cristãos:
“Agora não há mais judeus nem grego, nem escravo, nem livre, nem homem,
nem mulher. Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28).
Gestos e Atitudes
O homem é corpo e alma. Há nele uma
unidade vital. Por isso ele age com a alma e com o corpo ao mesmo tempo.
O seu olhar, as suas mãos, a sua palavra,o seu silêncio, o seu gesto,
tudo é expressão de sua vida. Na Missa fazemos parte de uma Assembleia
dos filhos de Deus, que tem como herança o Reino dos céus. Por isso na
Celebração Eucarística, não podemos ficar isolados, mudos, cada um no
seu cantinho. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são
manifestados através dos gestos, das palavras, do canto, da posição do
corpo e também do silêncio.
Tanto no canto como o gesto, ambos dão
força à palavra. A Oração não diz respeito apenas à alma do homem, mas
ao homem todo, que é também corpo. O corpo é a expressão viva da alma.
Significado dos gestos e posições
Sentado: É uma posição cômoda, uma atitude de ficar à vontade para ouvir e meditar, sem pressa.
De Pé: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer. (Posição de orante).
De Joelhos: Posição de adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e vinho.
Genuflexão: É um gesto de adoração a
Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se
ali existir o Sacrário.
Inclinação: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração.
Mãos Levantadas: É atitude dos orantes. Significa súplica e entrega a Deus.
Mãos juntas: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida.
Silêncio: O silêncio ajuda o
aprofundamento nos mistérios da fé. Fazer silêncio também é necessário
para interiorizar e meditar, sem ele a Missa seria como chuva forte e
rápida que não penetra na terra.
Canto Litúrgico
A liturgia inclui dois elementos: o
divino e o humano. Ela nos leva ao encontro pessoal com Deus,tendo como
Mediador o próprio Cristo, que nascido de Maria, reúne em Si a Divindade
e a Humanidade. Portanto, a Missa é mais do que um conjunto de orações:
ela é a grande Oração do próprio Jesus, que assume todas as nossas
orações individuais e coletivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com
Ele. O canto na Missa está a serviço do louvor de Deus e de nossa
santificação. Não é apenas para embelezar a Missa, para nos ajudar a
rezar. E cada canto deve estar em sintonia como momento litúrgico que se
celebra. O canto penitencial deve nos ajudar a pedir perdão de coração
arrependido; um canto de Ofertório deve nos ajudar a fazer a nossa
entrega a Deus; um canto de Comunhão deve nos colocar em maior
intimidade com Deus e expressar nossa adoração e ação de graças.
O Sacerdote
O Concílio Vaticano II diz que o padre
age “in persona Christ”, isto é, em lugar da pessoa de Jesus. O padre é
presbítero e profeta. Como sacerdote, administra os sacramentos, preside
o culto divino e cuida da santificação da comunidade, como profeta,
anuncia o Reino de Deus e denuncia as injustiças e tudo o que é contra o
Reino; como presbítero, o padre administra e governa a Igreja.
As vestes litúrgicas
Túnica: É um manto geralmente branco, longo, que cobre todo do corpo. Lembra a túnicade Jesus.
Estola: É uma faixa vertical, separada
da túnica, a qual desce do pescoço, com duas pontas na frente. Sua cor
varia de acordo com a Liturgia do dia. Existem quatro cores na Liturgia:
verde, branco, roxo e vermelho. Representa o poder sacerdotal.
Casula: Vai sobre todas as vestes. É uma
veste solene, que deve ser usada nas Missas dominicais e dias festivos.
A cor também varia conforme a Liturgia do dia.
A Mito: É um pano branco que envolve o pescoço do celebrante.
Cíngulo: É um cordão que prende a túnica à altura da cintura.
O Altar: O altar representa a mesa da
Ceia do Senhor. Lembra também a cruz de Jesus, que foi como um “altar”
onde o Senhor ofereceu o Sacrifício de sua própria vida. O altar deve
ter o sentido de uma mesa de refeição para celebrar a Ceia do Senhor.
Sobre o altar vai a toalha, geralmente branca, comprida. Deve ser lima,
condizente com a grandeza da Ceia do Senhor.
O que se usa na missa? Para que serve?
Hóstia: é pão de trigo puro. Há uma
hóstia grande para o presidente da celebração e as pequenas para o povo.
A do padre é grande para ser vista de longe na elevação.
Vinho: É vinho puro, de uva. Assim como o
pão se muda no Corpo de Cristo na consagração, o vinho se muda no
Sangue do Senhor, vivo e ressuscitado.
Cálice: É uma “taça” revestida de ouro ou prateada. Nele se deposita o vinho a ser consagrado.
Âmbula: É semelhante ao cálice, mas tem
uma tampa. Nela se colocam as hóstias. Após a Missa é guardada no
Sacrário com as hóstias consagradas.
Patena: É um “pratinho”de metal. Sobre ele se coloca a hóstia grande.
Água: É natural. Serve para purificar as
mãos do sacerdote e ser colocada no vinho (umas gotas só), para
simbolizar a união da humanidade com a Divindade em Jesus. Também é
usada para purificar o cálice e a âmbula.
Pala: É uma peça quadrada, dura, (um cartão revestido de linho). Cobre o cálice.
Sanguinho: É uma toalhinha comprida, branca. Serve para enxugar o cálice e a âmbula.
Corporal: É uma toalhinha quadrada.
Chama-se corporal porque sobre ela coloca-se o Corpo do Senhor (âmbula e
cálice), no centro do altar.
Galhetas: são como duas jarrinhas de
vidro. Numa vai a água, na outra, o vinho. Elas estão sempre juntas, num
pratinho, ao lado do altar.
Manustérgio: Vem da palavra latina
“manus”, que quer dizer “mão”. É para enxugar as mãos do Celebrante, no
ofertório. Acompanha as galhetas.
Missal: É um livro grosso que tem o rito da Missa, menos as Leituras, que estão num outro livro chamado Lecionário.
Crucifixo: Sobre o altar ou acima dele
deve haver um crucifixo para lembrar que a Ceia do Senhor é inseparável
do seu Sacrifício Redentor.
Velas: Sobre o altar vão duas velas. A
chama da vela é o símbolo da fé, que recebemos de Jesus, “Luz do Mundo”.
É sinal de que a Missa só tem sentido para quem vive a fé.
Flores: Em dias festivos colocam-se flores mas não em cima do altar.
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