Elias e João Batista

Fonte: Cléofas
O profeta Malaquias tinha anunciado: "Eis que vos enviarei Elias, antes que chegue o dia de Iahweh, grande e terrível. Ele fará voltar o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, para que eu não venha ferir a terra com anátema" (Ml 3, 23).

Era uma maneira simbólica de expressar que antes do Messias chegar, Ele seria precedido por um último profeta (João Batista) que prepararia sua chegada.

Por causa dessa passagem da Bíblia, o judeus aguardavam a volta de Elias.

Os judeus achavam que Elias não tinha morrido, mas que fora arrebatado ao céu (cf 2Rs 2, 11), e por isso voltaria à terra para revelar e ungir o Messias.

Nos tempos de Cristo, que eram politicamente agitados, porque Israel estava sob o império de Roma, o profeta Elias era esperado em Israel com especial insistência.

Pois bem, Jesus respondeu que João Batista fez as vezes de Elias por reproduzir as atitudes fortes de Elias. “... ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto. ( Lc 1, 17). “Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça.” ( Mt 11, 14-15). Além de Mt 17, 10-13; Mc 9,11-13.

O próprio João Batista negou claramente ser ele Elias, quando os enviados dos judeus o interrogaram: “Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não.” ( Jo 1, 21).

João Batista veio por fim à economia da Antiga Aliança, tornando-se o sucessor do último dos profetas, Malaquias, cuja última predição ele cumpriu.

À luz dessas explicações é que devemos entender o texto de Mt 11, 14-15: “Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça.”

Naquele tempo João Batista já tinha sido morto por Herodes. Portanto, deveria aparecer a Jesus na transfiguração do Tabor, João Batista e não Elias, se valesse a reencarnação, pois esta ensina que quando o espírito se materializa, sempre se apresenta na forma da última encarnação. Donde se vê que João Batista não era a reencarnação de Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário