Mostrando postagens com marcador Pe Marcelo Rossi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pe Marcelo Rossi. Mostrar todas as postagens

Parábola da Rosa

Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente.
Antes que ela desabrochasse, ele a examinou e viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou:
"Como pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?"
Entristecido por este pensamento, ele recusou-se a regar a rosa e antes mesmo de estar pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas.

Dentro de cada alma há uma rosa:
São as qualidades dadas por Deus.

Dentro de cada alma temos também os espinhos:
São as nossas faltas.

Algumas vezes, olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos.
Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior.
Nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e conseqüentemente, isso morre.
Nunca percebemos o nosso potencial.
Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas.
Portanto, alguém deve mostrar a elas.
Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.
Esta é a característica do amor.
Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas.
Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.
Se mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos.
Só assim poderão desabrochar muitas e muitas vezes.
Portanto, no dia de hoje, evangelize.

Agradecimento a Vida

Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.
Muitas flores são colhidas cedo demais.
Algumas, mesmo ainda em botão.
Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento.
Mas a gente não sabe adivinhar.
A gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor.
E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós, dos outros.
Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosas. Perdemos dias, às vezes anos.
Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio.
Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação.
Não damos um beijo carinhoso "porque não estamos acostumados com isso" e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos.
E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós.
Reclamamos do que não temos, ou achamos que não temos suficiente.
Cobramos. Dos outros. Da vida. De nós mesmos. Nos consumimos.
Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a gente.
E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos?
Isso faria uma grande diferença!
E o tempo passa...
Passamos pela vida, não vivemos.
Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa.
Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos pra trás.
E então nos perguntamos: e agora?
Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos.
Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.
Não olhe para trás. O que passou, passou.
O que perdemos, perdemos.
Olhe para frente!
Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor.
Ainda é tempo de voltar-se para dentro e agradecer pela vida, que mesmo efêmera, ainda está em nós.
E lembrando que a vida no colo de Jesus jamais será efêmera.

E nesse colo nós somos impulsionados a evangelizar!!!

QUEM AMA

Pe Marcelo Rossi

Quem é bom, dá coisas boas para quem vive.
Quem ama, vive para dar o seu melhor na vida dos irmãos.
Quem é bom, suporta a ofensa.
Quem ama, a perdoa.
Quem é bom, compadece do próximo.
Quem ama, ajuda.
Quem é bom, sorri.
Quem ama, faz sorrir.
Quem é bom, começa e acaba uma tarefa.
Quem ama, começa uma missão que só acabará em Deus.
Quem é bom, ajuda quando está perto.
Quem ama, está sempre perto para ajudar.
Quem é bom, não faz mal a ninguém.
Quem ama, faz o bem a quem lhe faz mal.
Quem é bom, não condena o pecador.
Quem ama, acolhe o pecador.
Quem é bom, desce até os outros.
Quem ama, faz os outros subirem até si.
Quem é bom, sobe conosco aos calvários.
Quem ama, assume por nós a cruz.

O Amor que você dá retorna para você através de Deus

Pe Marcelo Rossi

Amar e Ter Fé em Deus são a mesma coisa.
Ter Fé é amar.
Amar é ter Fé.
O que acontece quando temos Fé ?
O que acontece quando temos fé e amamos ?
Nós nos tornamos um com Deus.
Nós estamos unificados com Deus.
É por isso que temos fé em Deus e amamos a Deus.
Quando você faz isso, Deus e você se tornarão um só.
A distância entre Deus e você desaparecerá.
E Você sentirá que Deus está o tempo todo com você.
Precisamos ter fé pura, crer sem questionar.
Aqueles que crêem de coração, humildemente, verão a Deus.
Muitos têm fé para obter bens materiais, dinheiro e outras coisas deste mundo.
Mas esse tipo de fé é de baixo nível.
A verdadeira fé é superior àquele que busca bens e satisfação dos desejos individuais.
"Primeiro e acima de tudo tenha fé em Deus.
Dessa forma, todas as demais coisas virão por acréscimo."
Ter fé é crer em Deus.
Se você não tem fé em Deus, você poderá cair e perder tudo a qualquer momento, pois está se baseando em coisas materiais e vãs.
Muitos tem muito mais fé no dinheiro do que em Deus.
Daí, quando o dinheiro acaba, pensam que a vida acabou, cometem suicídio, roubam ou matam por aquilo que não poderão levar para o outro mundo.
E pior, terão que responder pelo que fizeram.
Amados, por isso nós temos uma poupança no céu que jamais será perdida, que é o colo de JESUS.
Vamos levar as pessoas ao colo de JESUS com nossos testemunhos, palavras, fé e amor.
E com certeza você continuará a caminhar neste mundo e depois eternamente com Ele.

TELEVISOR

Um menino, meditando enquanto orava, pediu a Deus:
"Senhor, esta noite te peço algo especial: me transforme em um televisor.
Quero ocupar o seu lugar.
Viver como vive a TV de minha casa.
Ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao redor...
Ser levado a sério quando falo...
Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem questionamentos.
Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona.
E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado.
E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me.
E ainda que meus irmãos "briguem" para estar comigo.
Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo.
E, por fim, que eu possa divertir a todos.
Senhor, não te peço muito...
Só quero viver o que vive qualquer televisor!"

Pe Marcelo Rossi

Mosteiro da Palavra - 1ª Lição

TEACHER PETER RICHARD
Estados Unidos, 2005

Era um belo domingo que despertava em New Jersey, como de costume Peter acordou cedo, 5 horas da manhã, ele costumava neste horário descer em sua sala de ginástica para fazer seus exercícios matinais, andava na esteira, pedalava em sua bicicleta e fazia um pouco de halteres para ganhar força muscular. Já com 58 anos tinha uma jovialidade de 40, tanto em sua aparência física como em seu jeito brincalhão de ser.

Dono de muitas propriedades que herdou de seus pais, estes tinham muitas posses, descendente de austríaco por parte de Pai e americana por parte da mãe. Seu pai veio para os Estados Unidos como diplomata e acabou conhecendo sua esposa e ficando de vez nesta terra.

Peter estudou em ótimas escolas e cursou a faculdade de Medicina em Boston, fez sua pós-graduação em pesquisas de doenças raras, neste meio tempo, como gostava muito de viajar para diversos países a fim de pesquisar sobre várias doenças que atingiam as diversas localidades do globo terrestre, teve contato com inúmeras pessoas, acabou trabalhando um tempo na Cruz Vermelha.

Fascinado por estas culturas diferentes que encontrou nestas viagens foi estudar história e acabou indo dar aulas na faculdade em New Jersey, Universidad de Princeton. Quando chegava as férias acadêmicas sempre viajava muito para estudar e conhecer a diversidade de pessoas, cultura e religião.

Passados vários anos como professor era muito querido por seus alunos tanto por ser um excelente professor como uma pessoa amigável, honesta e sensível a todos os que a ele se achegavam.

Quando perguntavam sobre religião, se ele cria em Deus, ele sempre ria e dizia que cria sim em Deus, mais não queria ter nenhum envolvimento com a religião, estudava muito sobre elas, viu muitas coisas em suas viagens, porém até agora ele preferia apenas respeitá-las, não queria compromisso, dizia que sua religião era a história e ela que o fascinava e queria gastar o seu tempo com isso e nada mais.

Desde seus 46 anos de idade começou com uma mania que o fez ficar conhecido com o título de: Idealizador de viagens “exóticas”, a primeira foi uma viagem ao redor do mundo para conhecer os tipos de cultura, nestas viagens ia um grupo seleto de pessoas abastadas e junto com o professor Peter aprendiam sobre a história das diversas culturas, era uma viagem com ensino “intensivão”, eles mergulhavam nas culturas como numa escola de tempo integral.

Fez outras viagens ao redor do mundo com temas sempre diferentes: a história dos meios de transportes, a história das guerras, a história das máquinas, etc...até que a última que ele fez sobre a História dos hebreus, mudou todo o seu conceito.

Ele fora contratado por um grupo de judeus bem sucedidos em suas empresas e queriam levar a família em uma viagem na história do seu povo, já que a grande maioria deles moravam bem longe da Terra Santa e seus filhos convivendo com outras culturas, não conheciam profundamente a história dos hebreus e nem o local aonde tudo começou para este povo escolhido. Então entrarão em contato com o professor Peter para que este realizasse este sonho por ser um grande conhecer das diversas histórias e culturas dos povos.

Quando ele voltou para a faculdade para terminar o semestre começado não era o mesmo homem. Estava tão confuso, parecia que toda a sua vida se rompera, seus conceitos foram afundados...

Ele não tinha idéia que tudo já tinha começado no convívio com dois de seus alunos: Obede e Samuel.

Ele achava estranho como dois alunos com diversidades de pensamentos podiam ser tão amigos e querer tanto o bem um do outro.

Obede, judeu católico, que trabalhava em missão e queria se aprofundar em história estava passando um tempo com a família nos Estados Unidos para se formar nesta pós-graduação e voltar para o campo missionário;

Samuel, nascido nos EUA, missionário evangélico que voltou para o país, pois sua esposa estava com o pai doente com câncer terminal e queria tomar conta dele e para não ficar ocioso quis fazer duas pós graduações uma em história e a outra em Sagradas Escrituras.

Obede e Samuel gostavam do professor e sempre nos intervalos convidavam Peter para tomar café e conversavam sobre as viagens, culturas diferentes, pois ambos também já tinham viajado muito como o professor. E nestas conversas sempre falavam de Deus, da Palavra de Deus, do poder do Espírito Santo e nem parecia que eles eram de denominações diferentes, já que a maioria de evangélicos e católicos gostavam de discutir e discordar entre si, eles não, sabiam que eram irmãos em Cristo Jesus, deixavam as suas diferenças e se afinavam no que pensavam igual.

E sem perceber estavam plantando no coração do professor uma semente pequenininha, que nesta última viagem veio a brotar, após uma longa viagem de dois meses sendo que passou quase um mês inteiro em Jerusalém, e pode verdadeiramente se aprofundar na Torá (Palavra de Deus) e na história do povo hebreu, ele foi fisgado por Deus.

Neste tempo, ele chegou a ler o livro de Flávio Josefo, a história dos judeus e pedia para Obede e Samuel falarem sobre os judeus para ir colhendo informações e se preparando para a viagem que ele iria fazer com o grupo dos hebreus.

Durante seus exercícios físicos vinha na mente do Professor o que ele aprenderá, estava recordando em seus pensamentos o que Samuel contava durante suas conversas sobre a pós em Sagradas Escrituras e como Obede se interessava o Professor também ouvia.

Um dia Samuel começou a contar histórias de pessoas que foram tocadas pelas Sagradas Escrituras primeiro ele falou de Dwight l. Moody, um vendedor de sapatos que quando se converteu esteve disposto a estudar a Palavra de Deus sozinho, sem treinamento em escola bíblica e seu sucesso na vida cristã ele dizia que dependia do conhecimento bíblico que armazenamos em nossa mente, com regularidade, e de nossa obediência às suas verdades. Se desejarmos ser crentes felizes e vitoriosos, teremos que nos alimentar regularmente da Palavra de Deus, e isso requer aplicação de nossa parte. Quanto mais nos dedicarmos a isso, tanto mais rápido e melhor cresceremos na vida espiritual. E descobriremos depois que vale muito a pena o preço que temos que pagar.

Depois Samuel contou a história do Cardeal vietmanita Van Thuan que ficou preso 13 anos sendo que 9 anos ficou no mais completo isolamento por causa de sua fé, sua mãe quando criança ensinava as histórias da Bíblia e narrava também histórias de mártires e antepassados que preferiram morrer do que negar a sua fé, isto para ele deu força de suportar estes longos anos de isolamento e Van Thuan em seu livro narra sobre a Palavra de Deus:

“Devemos ser a palavra... Quando eu estudava no seminário menor de Annin, um professor e sacerdote vietmanita fez-me entender a importância de ter sempre comigo o Evangelho. Ele havia se convertido do budismo e provinha de uma família de mandarins. Era um intelectual: levava sempre consigo a tiracolo o Novo Testamento, como se conduz um viático. Quando deixou o seminário para assumir outro encargo, deu-me como herança esse livro, o seu tesouro mais precioso.

O nome deste sacerdote é José Maria Thech, tenho seu exemplo sempre vivo no meu coração e ajudou-me muito na prisão durante o período de isolamento. Segui em frente naquele período porque a Palavra de Deus tornara-se lâmpada para os meus passos, luz para o meu caminho.

As palavras de Jesus não são como as palavras dos homens, porque elas possuem uma dimensão e profundidade nunca visto, são “palavras de vida”.

Jesus é a Palavra por excelência. Afirma o documento da Igreja Dei Verbum:

Na igreja sempre venerou-se as divinas Escrituras, da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor, já que, principalmente na sagrada liturgia, sem cessar toma da mesa tanto da Palavra de Deus quanto do Corpo de Cristo, o pão da vida, e o distribui aos fiéis.

Ao longo de toda a tradição cristã é constantemente evidenciado esse liame entre Palavra e Eucaristia, ambas alimento do cristão.

Nós bebemos o sangue de Cristo não só quando o recebemos segundo o rito dos mistérios, mas também quando recebemos as suas palavras nas quais reside a vida.

A Palavra de Deus é carne e o sangue de Cristo que entram em nós por meio de nossa escuta das Escrituras.

Quando eu Van Thuan havia perdido tudo e estava na prisão, pensei em preparar uma espécie de manual que me consentisse viver também naquela situação a Palavra de Deus. Não dispunha nem de papel nem de caderno, mas a polícia me fornecia algumas folhas, nas quais eu podia escrever as respostas às inúmeras perguntas que me faziam. Então, aos poucos comecei a guardar algumas destas pequenas folhas e fiz uma minúscula agenda em que pude escrever, a cada dia, em latim, mais de 300 frases da Sagrada Escritura que eu lembrava de cor. A Palavra de Deus, reconstruída desta forma, tornou-se o meu manual cotidiano, o meu escrínio precioso do qual extraia força e alimento.

Todavia, para que a Palavra de Deus gere vida e produza todos os seus efeitos é preciso que a acolhamos e a vivenciamos.

É necessário deixar-se trabalhar pela Palavra até que ela chegue impregnar toda a vida cristã. É preciso aplicá-la a todas as circunstâncias de nossa existência, transformá-la em vida.

Devemos adquirir a mentalidade de Cristo. Quando eu estava preso eu escrevi: observa uma única regra: o Evangelho. Assim sendo, quando a Palavra de Deus penetrar em nossa vida ela nos introduz no novo estilo inaugurado por Cristo, adquirimos a capacidade der ler os sinais dos tempos, com o mesmo olhar de Cristo; experimentamos coragem, liberdade, alegria, coerência evangélica e o nosso relacionamento no pai são autênticos e se transforma em serviço para os outros.

O resultado é que não somos mais nós a viver, mas é Cristo que vive em nós.

Porém não basta só acolher e viver a Palavra, devemos partilhar, Isto é feito na catequese, nas homilias, retiros. Mas talvez o que nem sempre façamos é DOAR OS FRUTOS, o resultado da vivência da Palavra.

A Palavra é uma semente, semeada na nossa vida. O bom terreno não devolve a semente, mas o fruto. Assim, também nós não devemos comunicar apenas a nossa reflexão sobre a Palavra de Deus, mas sobretudo o trabalho que ela realizou no terreno de nossa vida, após ter sido acolhida. Só assim o Reino de Deus progride.

Na prisão de Phu-Khanh, os católicos dividiam o novo testamento, que haviam trazido às escondidas, em pequenos folhetos para serem distribuídos e memorizados. Quando ouvimos passos dos guardas, escondiam a Palavra de Deus sob o solo uma vez que o piso era de terra ou areia.

De noite, no escuro, cada um recitava, seguindo um rodízio, a parte que tinha decorado. Era impressionante e comovente ouvir, no silêncio e na escuridão, a Palavra de Deus, a presença de Jesus, o “Evangelho vivo”, recitado com toda a força espiritual; ouvir a oração sacerdotal, a paixão de Cristo.

Os não cristãos ouviam com respeito e admiração o que chamavam de palavras sagradas e diziam com experiência pessoal, que a Palavra de Deus é espírito e vida”.

Samuel contou em seguida a história do irmão André que no livro Contrabandista de Deus, contrabandeava Bíblias para levar aos países marxistas e que não permitiam a leitura da Bíblia, às vezes tinham que ser escondidos na sola do sapato em folhas e irem trocando entre eles.

Peter voltou o seu pensamento agora a última viagem que fez na Terra Santa, quando fez amizades com muitos rabinos e foi para conhecer a igreja que Obede sempre falava que mais gostava a Igreja da Natividade.

Peter ao entrar na porta da humildade, teve uma sensação que nunca tinha tido, chorou, chorou, chorou, como se uma mão tocasse no mais profundo de sua alma, e retirasse todo o sofrimento que carregava em seu coração das pessoas na qual ele cuidou e agora vinha lhe na memória. Também das pessoas mesmo que ele não mais exercia a profissão de médico em suas viagens aonde médico é luxo, pela extrema pobreza de seus países muitas vezes Peter socorria crianças, idosos e adultos e neste momento passava um filminho em sua mente de toda a sua vida e a dor que estava escondida em seu coração foi se dissipando e as lembranças diminuindo.

Quantas pessoas ele viu deixarem este mundo, quantos rostos de famílias tristes, quantos descasos, quantas lutas por religião, quanta fome...

Neste momento parecia que seu coração tinha sido trocado por outro, por um coração novo, não sabia explicar bem, mais uma sensação de paz, de bem estar veio em seu corpo, ajoelhou-se diante de um altar e de repente alguém colocou uma mão em seu ombro e disse:

-Você fala inglês?

-Sim, sou americano. Meu nome é Peter.

-Prazer o meu nome é Monsenhor Marcelino, sou italiano, mais moro no México, estou peregrinando na Terra Santa. Desculpe o incômodo.

-Tudo bem, prazer Monsenhor.

-Sabe sinto que Deus esta te tocando, vi o senhor chorar e creio que Deus está te dando um novo coração. Ele te ama, disse o Monsenhor.

-Engraçado, eu não sei bem ao certo o que está acontecendo comigo, mais senti uma mão em meu coração tocando-me, falou Peter

-Gostaria de tomar um café para conversarmos? Perguntou o Monsenhor

-Sim monsenhor, seria uma honra, respondeu Peter.

Assim o monsenhor e Peter saíram e passaram horas conversando sobre a vida de cada um deles e de Deus.

O Monsenhor entregou um livro que tinha acabado de ler “Uma vida com propósitos” Rick Warren e deixou com o professor, que lhe agradeceu muito.

Despediram-se trocando endereços para futuras conversas e Peter foi embora para o aeroporto, pois tinha viagem marcada nesta mesma noite para os Estados Unidos.

Durante todo o vôo Peter ficou completamente pensativo e lendo o livro, pela primeira vez em sua vida realmente pensou em Deus de uma maneira real, como uma pessoa, e não apenas como uma idéia.

Então terminado o semestre, pediu licença à diretoria da faculdade para ficar afastado do cargo por um ano, não contou a ninguém o que estava acontecendo com ele. Muito menos a Obede e Samuel que perceberam sua mudança, porém ele acabava se esquivando dos dois, raramente tomava café com eles e quando tomava era parar falar de história. Suas aulas perderam o brilho. Ninguém ao certo sabia o que estava acontecendo com o professor, uns achavam que ele adoecerá, outros que estava em depressão, outros que a solidão e o muito saber tinham deixado ele meio louco...

Mais ninguém sabia que Deus estava fazendo uma tremenda mudança na vida deste professor, seus questionamentos, suas dúvidas, suas perguntas era de quem levava a vida a sério, por sua mania de querer saber a história das coisas, das suas observações, dos sofrimentos que viu em muitos rostos, da fragilidade da vida, dos seus próprios sofrimentos tudo ia ficando registrado em sua mente.

Pelas suas vivências em vários locais, ele sabia que tudo é efêmero, e que tudo passa, mais sua visão até hoje era mais ligada a ciência e a cultura do que propriamente a um Deus.

Tomou um banho após quase 2 horas de exercícios, e pegou o livro que o Monsenhor tinha lhe dado e abriu no capítulo 24- TRANSFORMADO PELA VERDADE...

O telefone tocou em seguida, e ele foi atender pensando na palavra Verdade, que Verdade?

Era Monsenhor Marcelino convidando-o a ir passar uma temporada com ele e conhecer a cultura dos mexicanos, a comunidade que ele fundara e quem sabe conhecer mais sobre a Palavra de Deus.

Peter aceitou e marcou para o dia seguinte a sua ida, quem sabe ele iria encontrar resposta para suas indagações. Como Monsenhor Marcelino sabia que o que mais lhe impressionou e marcou na Terra Santa foi o amor, zelo e a história da Palavra de Deus? Será que tudo isso tinha a ver com Deus?

Com a verdade?

LIÇÃO DE CASA

O que você achou do Professor Peter Richard? O que ele procura?

E você o que você realmente procura?

Hoje nossa lição de casa vai ser diferente eu vou transcrever o capítulo 24 do livro “Uma vida com propósitos” depois de ler faça um resumo com as suas palavras do que ficou mais forte para você.

TRANSFORMADO PELA VERDADE

“As pessoas precisam mais que de pão para sua vida; elas precisam alimentar-se de cada palavra de Deus” Mt 4, 4 (NLT)

A verdade nos transforma.

O crescimento espiritual é o processo no qual substituímos as mentiras pelas verdades. Jesus orou: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Por meio da Palavra, somos unidos e moldados para as tarefas que Deus tem para nós. Santificação exige revelação. O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus para nos tornar semelhantes ao Filho de Deus. Para nos tornar semelhantes a Jesus, devemos preencher nossa vida com a sua Palavra. A Bíblia diz:

A Palavra de Deus é diferente de qualquer outra palavra. Ela é viva. Jesus disse: As palavras que eu lhes disse: são espírito e vida. Quando Deus fala, as coisas mudam. Tudo ao seu redor- toda a Criação – existe porque disse Deus. Foi pelas suas palavras que tudo veio a existir. Sem elas, você nem estaria vivo. Tiago observa: Deus decidiu nos dar vida pela palavra da verdade, de modo que sejamos a mais importante de todas as coisas que ele fez.

A Bíblia é muito mais do que um manual de doutrinas. A Palavra de Deus gera a vida, cria a fé, produz mudanças, afugenta o Diabo, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a tentação, infunde esperança, libera poder, limpa nossas mentes, cria as coisas e nos garante o futuro eterno! Não podemos viver sem a Palavra de Deus! Nunca subestime o valor dela. Você deve considerá-la tão essencial para sua vida como a comida. Jó disse: Dei mais valor às palavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia.

A Palavra de Deus é o alimento espiritual do qual você tem de se alimentar, para cumprir seu propósito. A Bíblia é chamada de nosso leite, pão, comida sólida e doce sobremesa. Essa refeição completa é o menu do Espírito Santo para o fortalecimento e crescimento espiritual. Pedro nos aconselha: ...desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação.

Permanecendo na Palavra de Deus-

Existem mais Bíblias impressas hoje em dia do que jamais houve no passado, mas de nada vale uma Bíblia na estante. Milhões de crentes são assolados pela anorexia espiritual, morrendo de fome com a alma subnutrida. Para ser um saudável discípulo de Jesus, alimentar-se da Palavra de Deus deve ser a primeira prioridade. Jesus chamou isso de “permanecer”. Ele disse: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. Na vida cotidiana, permanecer na Palavra de Deus inclui três atividades:

Devo aceitar sua autoridade - a Bíblia deve se tornar o critério definitivo para minha vida: a bússola na qual confio para saber a direção, o conselho a que dou ouvidos para tomar decisões sábias, e o parâmetro que utilizo para avaliar todas as coisas. A Bíblia deve sempre ter a primeira e a última palavra em minha vida.

A leitura diária da Bíblia o manterá ao alcance da voz de Deus. Foi por isso que Deus orientou o rei de Israel a sempre manter por perto uma cópia de sua Palavra: Trará sempre essa cópia consigo e terá de lê-la todos os dias da sua vida. Mas não se limite a mantê-la perto de você; leia a Bíblia regularmente! Uma ferramenta simples, mas de grande auxílio é um plano de leitura diária da Bíblia. Evitará que você fique saltando de uma parte para outra, negligenciando uma ou outra.

Como D.L.Moody disse: “A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida”.

Um tema para reflexão: A verdade me transforma

Se permanecerem na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos livrará. Jo 8, 31b-32 .

Uma pergunta para meditar: O que Deus já me disse na sua Palavra que ainda não comecei a fazer?

5. Mosteiro da Palavra: História da Palavra - Introdução

A HISTÓRIA DA PALAVRA...

“Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição. Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas tem o cordão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, a pessoa de Deus se torna perfeita, capacitada para toda boa obra”. II Tm 3, 12.14-17

Introdução

SÁBADO, 16 DE JANEIRO DE 2010

China, 2046

Dentro de um porão, dezenas de pessoas estavam amontoadas para assistir a missa de Padre Lázaro acompanhado de sua irmã, eles já há muitos anos viajavam pregando a Palavra de Deus e trazendo muitos para Cristo Jesus. Pela primeira vez estavam na China, sabendo do perigo que os aguardavam, muitos cristãos perderam suas vidas ao tentar levar Cristo para os chineses quando novamente depois de alguns anos de semi abertura política, houve outro novo fechamento no regime marxista e bem mais rigoroso em relação à religião.

Cristãos católicos e protestantes e até judeus não eram bem vindos neste país, principalmente na ofensiva dos líderes chineses de destruir a todos os seguidores do Deus verdadeiro e era proibido ter a Bíblia, foi sobre esta temática que Padre Lázaro pautou sua homilia:

“Queridos irmãos e irmãs chineses, não podemos continuar apoiando-nos na sabedoria dos homens. Por mais boa vontade que as pessoas tenham, a sabedoria delas nunca terá a força e a eficácia da Palavra de Deus. Nós, filhos e filhas de Deus somos convidados a ter acesso à Sua Palavra, a buscá-la, nós mesmos, diretamente na Bíblia. Os homens que estudam, filhos de Deus como nós, poderão ajudar-nos a entendê-la melhor. Assim como um irmão mais velho e experimentado ensina o mais novo. Mas nada e ninguém substitui a Palavra de Deus, colhida por nós, diretamente da Bíblia. Ela precisa estar em nossas mãos. Sim, a Bíblia foi escrita para você. A Palavra de Deus irá se esclarecendo por si mesma. A Palavra explica a Palavra. Portanto, quanto mais a conhecemos, mais a entendemos. Basta aplicar-se a ouvir, dia após dia a palavra do Pai contida nas Escrituras.

Eu e minha irmã trouxemos do Brasil, várias Bíblias em mandarim para vocês lerem são pequenas e fáceis de esconderem para não serem presos, por isso eu insisto em dizer, leiam, leiam, leiam a Palavra de Deus e deixem que ela seja a sua companhia de todos os momentos e experimentarão uma nova e valiosa vida em vocês.

1ª- Devemos ler as Escrituras , mesmo que no começo seja difícil, o simples fato de ler vai preparando a nossa alma para receber a cada dia a Vontade de Deus;

É como preparar um terreno para que dê frutos, quando lemos a Palavra estamos permitindo que Jesus prepare a nossa vida para que ela dê muitos frutos para Deus.

Já que vocês chineses gostam de histórias vou contar uma de um monge e seu discípulo:

O cesto e a água

Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou:

-Mestre, porque devemos ler e decorar a Bíblia se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos.

O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo.

Ele ficou olhando para o horizonte e depois ordenou ao discípulo:

-Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui.

O discípulo olhou para o cesto, que estava bem sujo, e achou muito estranha a ordem do mestre. Mas, mesmo assim, obedeceu.

Pegou o cesto sujo, desceu os 100 degraus da escadaria até o riacho passando por um jardim, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e, quando chegou até o mestre, já não restava nada.

O mestre, então, perguntou:

-Então, meu filho, o que você aprendeu?

O discípulo olhou para o cesto vazio e disse:

-Aprendi que cesto de junco não segura água.

O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo.

Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou:

-Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu?

O discípulo novamente respondeu com sarcasmo:

-Cesto furado não segura água.

O mestre, então, continuou, ordenando que o discípulo repetisse a tarefa.

Depois da décima vez, o discípulo estava exausto de tanto descer e subir as escadarias.

Porém, quando o mestre perguntou de novo:

-Então, meu filho, o que você aprendeu?

O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:

-O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante acabou por lavá-lo e ele ficou limpinho.

O mestre, por fim, concluiu:

-Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia. O que importa, na verdade, é que através deste processo a sua mente e o seu coração se mantêm vivos e purificados, e perceba que no lugar aonde foram caindo às águas surgiram plantas novas e viçosas. Quantas vezes estamos com a mente preocupada com os problemas e nos esquecemos de Deus, com certeza se evangelizarmos com amor ao próximo, nossa mente se purificará, e se encherá de amor e paz e ao mesmo tempo a nossa vida irá naturalmente fecundando também o que está ao nosso redor.

Percebemos que ao lermos a Bíblia, as Palavras de Deus vai nos lavando e nos tocando. Nenhuma Palavra que sai da boca de Deus volta vazia.

“Assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” Is 55, 11

2ª- Devemos estudar as Escrituras

Sabemos que as pessoas que trabalham em banco e lidam com o dinheiro, vezes por outras, acabam se deparando com notas falsas.les sabem que aquelas notas são falsas?

Pelo simples fato de estarem tão habituados a mexer com notas verdadeiras que quando pegam uma nota falsa percebem o “erro”, pela sua textura, cor, etc... Assim também nós cristãos quando estudamos a Palavra de Deus e estamos familiarizados com Ela, quando chegar uma falsa doutrina, idéias, fábulas em nossos ouvidos, já perceberemos que se trata de algo errado.

3ª- Meditar as Escrituras

Para mim a melhor maneira de meditar as Escrituras é ir decorando algumas passagens bíblicas.

Decorar= gravar no coração

Decorar vem da palavra “ cor/cordis”, que em latim quer dizer coração: decorar, portanto, é guardar no coração. E todos nós precisamos trazer as Palavras de Deus bem guardadas no coração. Assim, na hora em que for preciso, poderemos tirar do tesouro do nosso coração as verdades de Deus. Não se assuste. Você não irá decorar toda a Bíblia. Serão apenas algumas passagens mais importantes e que farão toda a diferença em sua caminhada.

Quando estava na escola lembro que eu tinha uma professora de História Antiga (Egípcios, Grécia, Babilônia, etc.) que era extremamente querida pelos alunos, quando ela ensinava parecia que aos nossos olhos estávamos vendo a cena ao vivo, tal modo pelo qual ela ensinava. Porém suas provas eram extensas, no mínimo era uma folha de almaço e antes da prova como todo bom “brasileiro”, eu sempre estudava na véspera, então eu tinha um método de aprendizagem que naquela matéria me ajudava: Eu pegava o livro de história, fazia um resumo das coisas que eu via que ela tinha ensinado e passava mais ou menos 2 a 3 horas fazendo o resumo e depois de terminado, me fechava no quarto em silêncio, lia todo o meu resumo duas vezes de modo integral, depois ia repassando tópico por tópico, lia um tópico novo e relia o anterior, até que acabava lendo todo o resumo. Feito isso geralmente por já estar tarde, ia dormir, e ao acordar tinha a sensação de não mais me lembrar de nada, ao chegar na escola relia mais uma vez o resumo (e continuava com aquela sensação que todo aluno tem que esqueceu tudo), porém na hora da prova, quando ela ditava as perguntas ou dava a folha mimeografada, rezava, e depois ia lendo as perguntas e na hora de responder, eu escrevia, escrevia, escrevia... Depois percebi que tinha me lembrado de tudo o que estudei e ia muito bem na prova.

Assim também quando lemos as Palavras de Deus, parece que não conseguimos num primeiro momento decorá-las, mais aos poucos, perseverando e com aplicação de nossa parte, tenho a certeza que quando você precisar ou se deparar com algo que esteja enfrentando: a Palavra de Deus que você decorou (meditou) irá saltar ante aos teus olhos, no seu coração sem mesmo você imaginar, é instantâneo.

“Pois o que o homem semeia ele colherá” (Gl 6, 7b)

Se você semeia guardar os seus mandamentos e decorar a sua Palavra, quando na hora da angústia, perseguição, tentação, tristeza é a Palavra de Deus que será o teu sustento e auxílio.

“Eu mesmo vos darei uma linguagem e uma sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer” (Lc 21,15)

Espero que esta homilia seja um instrumento simples, porém eficaz de vocês lerem, estudarem e meditarem na Palavra de Deus que levará a cada um ter uma intimidade com Deus. E muito mais do que ter informações intelectuais, vocês terão formação de primeira na Palavra de Deus que vem pela graça do Espírito Santo de Deus.

E bom sabermos que os sofrimentos que vocês passam muitos irmãos nossos no Antigo Testamento e no Novo testamento tiveram que enfrentar, vocês verão que os heróis e personagens bíblicos foram de carne e osso e enfrentaram diversos tipos de dificuldades e pela vivência da Palavra e na intimidade com Deus superaram todos os obstáculos, que eles possam ser exemplos para vocês imitarem neste tempo em que estão vivendo aqui na China.

Então para terminar esta homilia, nunca esqueçamos que este estudo visa unicamente ser um meio de encontro pessoal com o autor da vida que quer ser íntimo de nós e que quer que o acolhamos e vivamos a sua Palavra na íntegra, e para que isso aconteça verdadeiramente só quando estivermos mergulhados, encharcados e plenificados de sua Palavra ativamente em nós, poderemos testemunhá-lo de um modo mais eficaz. Pois só na medida em que eu entendo, acolho a Sua Verdade em mim, sua Palavra se torna uma conosco e assim passamos a viver, exalar e a ser um com a Sua Palavra ser um com Ele.

Em tempo de guerra, é necessário ser guerreiro, e o guerreiro precisa saber usar suas armas, pois do contrário é alvejado pelo inimigo. Sem esse conhecimento, ele corre risco e põe em perigo toda a sua tropa.

A Bíblia é um verdadeiro alimento para a alma.

Como o Espírito Santo é o autor da Bíblia, e como é ele quem nos transmite a mensagem divina, pela inspiração, na hora que lemos, ele nunca nos levará a aplicar uma passagem de sua Palavra que seja contrária à sua vontade ou que esteja em conflito com seu significado original.

A leitura devocional proporciona a cada crente a inspiração espiritual de que precisa para o viver diário, a qual deverá estar sempre baseada na verdade revelada na Bíblia.

Por fim, tenha um propósito eterno em sua vida: Ler a Palavra de Deus quando tem vontade e quando não tiver vontade, leia até quanto tiver vontade.

Não abra exceções NUNCA, haja o que houver.

Tudo o que precisamos saber a respeito de Deus está na Bíblia. Tudo que precisamos saber para crescer espiritualmente e nos tornarmos fortes encontra-se na Palavra de Deus.

Rezemos:

Jesus que a Bíblia faça parte de nossas vidas. Ela tem que se tornar carne da nossa carne e ossos dos meus ossos. Nós a comeremos, mastigaremos, digeriremos, ruminaremos, assimilaremos a Palavra de Deus como um alimento. Hoje a Palavra de Deus, a Bíblia será o sangue que corre nas nossas veias.

Pe. Lázaro após o término da missa continuou num momento de oração de cura com sua irmã e muitos foram tocados pelo Senhor e se entregaram de coração a salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo querendo ser batizados. Assim foi marcado para o dia seguinte mais um dia de oração ao entardecer e antes de saírem ganharam folhas da Bíblia pequena (pois não podiam andar com a Palavra de Deus inteira então cada um pegava folhas e trocavam entre si depois) guardando na sola do sapato para que a polícia ou outros não a vissem para não entregá-los a polícia.

O Padre e sua irmã foram levados por um casal que iria hospedá-los e durante o percurso foram conversando:

-Lázaro, você não está sentindo nada de estranho? Perguntou Martha.

-Eu estou com o coração apertado, não sei bem o que isto significa, por quê? Falou Lázaro.

-Estou com uma grande angústia, como se algo fosse acontecer conosco, pode ser apenas o medo e por saber das perseguições que os chineses estão fazendo conosco, mais fazia tempo em que eu não sentia tamanha angústia, Lázaro.

-Vamos rezar irmã, se chegar a nossa hora estaremos prontos.

Neste momento o carro do casal foi interceptado por dois carros da polícia e o padre e a sua irmã foram retirados a força e jogados no carro da polícia, após mais ou menos trinta minutos andando de carro, pararam em frente de uma fortaleza como numa prisão antiga e levados para dentro. Retiraram todos os pertences, anel, relógios, Bíblias, enfim ficaram apenas com a roupa do corpo e levados para uma cela completamente escura e silenciosa.

Ambos abraçados sentaram no chão, pois não conseguiam enxergar nada e começaram a rezar.

-Martha, se lembra quanto tudo começou? Como começou a nossa vontade de pregar a Palavra? Se lembra daquela viagem? Falou Pe. Lázaro.

-Jamais esqueci aquela viagem irmão, para mim todo o Amor que tenho pela Palavra de Deus veio daquele encontro com a “Palavra”... Respondeu Martha.

Ambos se calaram e começaram a relembrar em seus pensamentos aquela época.

LIÇÃO DE CASA

O que ficou mais marcante para você nesta introdução?

Qual a moral que você tirou da história do cesto e a água?

Qual é sua relação com a Bíblia? Você já leu inteira?

Você aceita fazer uma caminhada para aprender, ler, conhecer a Palavra de Deus mais a fundo?


Jesus Cristo - Pe Marcelo Rossi e Claudia Leite

4. Mosteiro da Palavra: Antes de começar o Estudo Bíblico

E VOCÊ?

A grande tragédia entre os cristãos hoje é que muitos de nós estamos sob a Palavra de Deus, mas não a estudamos por nós mesmos.

E você? Lê e estuda regularmente a Bíblia por si mesmo ou faz parte da maioria das pessoas que raramente abrem a Bíblia por si mesma? Eis um exercício simples para ajudá-lo a avaliar seus hábitos de leitura da Bíblia.

Com que freqüência você lê a Bíblia? (Marque uma alternativa)

nunca

uma vez ao mês

uma vez por semana

duas ou três vezes por semana

todos os dias

Quando a lê, quanto tempo passa lendo?

5 minutos ou menos

15 minutos

30 minutos

45 minutos

1 hora ou mais

Eis algumas razões pelas quais as pessoas alegam que não lêem a Bíblia. Assinale aquelas que expressam porque você não lê a Bíblia mais do que o faz.

A Bíblia parece não ser relevante em minha vida.

A Bíblia parece confusa e difícil de ser entendida. Não sei como fazer com que faça sentido.

Eu lia a Bíblia e isso me fazia bem; mas, depois de algum tempo, não parecia ter o mesmo impacto. Então, finalmente acabei desistindo.

Sinto-me culpado(a) quando leio a Bíblia

A Bíblia é irremediavelmente desatualizada. Ela pode conter algumas histórias interessantes, mas tem pouco significado na vida de hoje.

Confio em meu pastor ou ministro para explicar a Bíblia para mim. Se precisar saber de algo, ele me dirá.

Tenho dúvidas quanto à confiabilidade da Bíblia.

Não tenho tempo. Sou muito ocupado(a).

A Bíblia parece me enfadar.

Não tenho Bíblia.

A Bíblia está cheia de mitos e meias verdades. Porque estudar algo que não tem credibilidade?

Não leio, é só! Não se trata só da Bíblia, não leio nada.

Não sei quais foram às respostas que marcou. O que sei e posso dizer com fé nas Escrituras. Se você for fiel no pouco, Ele lhe confiará mais.

Meu irmão, minha irmã, hoje em seu coração se comprometa verdadeiramente a fazer da Palavra de Deus uma eterna companheira de sua vida. Quando mais conhecê-la, amá-la, respeitá-la e fazer dela a sua própria vida mais transformado(a) será.

É que nem num casamento quanto mais você permite que seu companheiro seja teu amigo, confidente, cúmplice, etc, mais a sua vida é transformada, completada e no final o mais lindo do casamento é ver que ambos os esposos são tão parecidos. Pois eles acabam um pegando o jeito do outro.

Repitam comigo se você está convencido(a) e quer fazer da palavra de Deus verdadeiramente um companheiro eterno de sua vida haja o que houver:

Senhor Jesus, eu aceito a tua Palavra, que está na Bíblia, como eterna companhia em todo o meu viver, pensar, ser e realizar, eu aceito a Palavra de Deus na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-a e respeitando-a todos os dias de minha vida. Quero pela Palavra de Deus ser transformada, tratada e edificada. Que a Palavra de Deus seja em mim como semente que dê frutos em abundância para honra e Glória tua Jesus. Eu quero ser após de tratada pela Palavra de Deus, viver por ela e ser um(a) evangelizador(a), pois por ter sido eu mesma remexida, tratada, transformada e edificada por ela, posso dizer que o meu tratamento não é em vão. Pois ela é verdadeiramente capaz de transformar aqueles que se deixam tocar por Deus através de sua Palavra. Amém.

$ Leiamos com atenção...

Com a Palavra de Deus temos uma refeição completa:

O aperitivo- são os livros que nos ensinam e nos estimulam a ler a Sagrada Escritura, mostra o quanto Ela é poderosa, eficaz e verdadeira. Neste estudo será a fase do aspirantado no Mosteiro da Palavra.

Aqui no Brasil geralmente muitos pegam primeiro a Salada, e depois propriamente o prato principal:

Chamo a salada de Antigo Testamento, ela é necessária para um bom funcionamento do organismo. Aqui o Antigo Testamento é importante para se preparar para a nova aliança, Deus foi nos instruindo utilizando a sua pedagogia de amor, nos ensinando e preparando o seu povo para receber Jesus.

O prato principal propriamente dito é o Novo Testamento, é nele que temos os carboidratos, proteínas necessárias para nos abastecer, alimentar e nos sustentar.

Aqui temos que aprender a comer direito, eu infelizmente tenho o hábito de engolir a comida, mais temos que aprender a cada dia nos reeducando a mastigar, saborear o que comemos, assim também com a Palavra de Deus, temos que nos reeducar a passar mais tempo com ela deixando ele ir nos tratando, sustentando e nos alimentando por completo.

Sobremesa- após termos passados tempos com a Palavra de Deus, provamos as suas delícias em nossa vida. Como é doce a sua Palavra após ter-nos tratados, alimentados e nos sustentados. Recebemos uma taxa de glicose extra que é muito bom!!!

Para terminar uma boa refeição não pode faltar o nosso abençoado cafezinho:

Que para muitos o café é estimulante, tira o sono, é isto que a Palavra de Deus faz conosco, nos estimula na caminhada como filhos e filhas de Deus que estão a caminho da eternidade, e tira toda a nossa letargia para as coisas de Deus, nos faz acordar para as coisas espirituais, que na verdade é o que mais interessa.

Boas intenções não farão com que comece um estudo bíblico pessoal. É necessário um compromisso voluntário de sua parte, seguido de uma ação decisiva. Como Santa Teresa D'Ávila dizia: ter uma determinada determinação.

Vou apresentar uma sugestão que achei interessante em um livro que li sobre a Palavra de Deus, quando nascemos recebemos após nosso Pai ou Mãe nos registrar uma certidão de nascimento, depois temos que ter um registro de identidade, quando trabalhamos um CIC, quando casamos temos uma certidão de casamento que comprova para muitos fins que temos um comprometimento.

Então agora faremos uma certidão para o nosso compromisso e comprometimento com a Palavra de Deus. Você pode achar útil formalizar seu compromisso, fazendo-o mais do que uma mera nota mental. Eis uma declaração (certidão) que te ajudará a pensar naquilo com que está se comprometendo. Se concordar com os termos, assine seu nome como maneira formal de declarar o compromisso.

COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS

Eu, (nome), determinei iniciar um programa regular de estudo bíblico pessoal.

Irei começar no dia de / ás (horário), em (local).

Novamente Jesus eu assumo o meu compromisso de ter a Palavra de Deus como minha companhia eterna. Ajuda-me a ser fiel e permitir que a Palavra de Deus faça o tratamento que precisa ser feito em minha vida, para que eu esteja pronto(a) para ser usada livremente para tua obra de Evangelização. Como Maria Santíssima disse: “ Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a tua Palavra”.

Em meu estudo usarei os passos de Observar, interpretar e aplicar em minha vida a Palavra de Deus, conforme serão mostrados por este estudo bíblico. Estou ciente de que os objetivos da Bíblia da leitura da Bíblia são um relacionamento mais próximo de Deus e uma vida de mudança de acordo com a Sua vontade e Palavra. Para este fim, comprometo-me a ler e obedecer a Bíblia, com ajuda de Deus. Amém.

___________________________

Assinatura

Imprimir >>

3. Mosteiro da Palavra: Prefácio

Neste tempo de tantas confusões de religião, doutrinas, seitas, filosofias, em que a mídia nos mostra e nos oferece valores anticristãos, devemos nos equipar com a Palavra de Deus, precisamos lavar a nossa mente com a água certa, a Palavra de Deus e deixar que ela nos forme.

Atualmente não basta um conhecimento superficial da Bíblia, e necessário um conhecimento sólido e profundo da Palavra de Deus.

Vai ser preciso que a Palavra de Deus esteja gravada na nossa mente e no nosso coração. Vai ser preciso que ela seja assimilada e se torne carne de nossa carne. Se a Palavra for assimilada em nossa vida, pelo método de ler/estudar/meditar (decorar versículos), nada nem ninguém conseguirá retirá-la de nós. Podem até fazer lavagem cerebral, mas a Palavra de Deus estará guardada no nosso coração. Nenhum método de controle de mente será capaz de retirá-la ou de atingi-la, porque ela não estará na mente, ela estará armazenada no que a Bíblia chama de coração, estará guardada em nosso espírito. E ninguém vai poder roubá-la.

Mas veja bem, não é qualquer coisa que vai fazer a Palavra ficar gravada e assimilada assim. Serão precisos esforço e tenacidade. Será necessário treinamento. Mais do que “fazer a cabeça”, será um “fazer o coração”. Isso requer Graça de Deus.

E é neste esforço que temos a certeza da eficácia do estudo da Palavra de Deus, que é uma arma poderosa.

Depois de ler a Palavra de Deus/ estudar/ decorar por último irá aprender a ruminar a Palavra de Deus, que é pensar nele em nosso dia a dia.

O que o Estudo bíblico fará por você?

• Ela nos tornará cristãos mais fortes – existe somente um modo para se crescer e fortalecer espiritualmente – é lendo e estudando a Palavra de Deus;

• Ela nos dará certeza de salvação – os cristãos precisam tê-las gravadas no lóbulo frontal do cérebro. E foi para isto que a Bíblia foi escrita. O cristão que tem uma certeza sólida de que é filho(a) de Deus, que Ele é o seu Pai celestial, possui as bases para viver uma vida emocional sadia. Se alguém deseja a certeza da salvação, então deve começar a estudar a Palavra de Deus regularmente;

• Ela nos dará confiança e poder na oração – “Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito” Jo 15, 7 . Isto significa que o estudo bíblico nos concede poder na oração, pois, ao estudarmos sua Palavra, ficamos mais familiarizados com a vontade de Deus e conseqüentemente aprendemos a orar;

• A purificação dos pecados – a Palavra de Deus tem um efeito purificador sobre o cristão. “Vós, já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”. Jo 15,3. “Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade” Jo 17,17.

• Ela nos dará alegria – é a Palavra de Deus que põe alegria no coração, não importam as circunstâncias;

• Produzirá paz – a paz não é automática, ela é conseqüência de estudarmos e preenchermos nossa mente da Palavra de Deus;

• Ela nos orientará nas decisões da vida – a vida é cheia de situações em que temos de tomar decisões. “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos” Sl 118,105 . Ninguém pode guardar o que nunca ouviu. Mas, quando saturamos a mente todos os dias com a Palavra de Deus, ela iluminará os caminhos escuros do futuro com a orientação divina;

• Ela nos capacitará a testemunhar a nossa fé – para responder temos que nos preparar por meio da leitura e estudo diário da Palavra de Deus;

• Será uma garantia de sucesso - “Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas.
Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores”.Js 1, 5. 7-9.
A meditação diária da Palavra de Deus produz o sucesso que todos almejam e esta vitória provém de nos alimentarmos diariamente às nossas mentes com a Palavra de Deus.

A instrução bíblica por si só não resulta em soluções instantâneas dos problemas. Por mais confiável que seja o ensino ou quão talentoso o professor, a declaração da verdade não proporciona a remoção das dificuldades.

Pense nas Escrituras como um mapa absolutamente exato (um GPS). O mapa lhe diz como chegar a um determinado destino. Mas o fato de apenas olhar um mapa não irá transportá-lo automaticamente ao Arizona, à Inglaterra ou ao Peru.

Para chegar a esses lugares, você terá de se esforçar, pagar o preço da passagem, arranjar tempo para a viagem e permanecer nela até chegar ao destino.

O mesmo acontece na vida cristã. O mapa de Deus é confiável e esta disponível. Ele também é claro e direto. Não há, porém, nenhum artifício em suas páginas que envie automaticamente o leitor ao seu destino por meio de um tapete mágico.

Para isso deve-se ter o sinal de maturidade, que consiste em praticar o que se ouve. Mediante a prática você amadurece. Devemos crescer no Senhor e não envelhecer no Senhor.

Maturidade é um processo de “osmose espiritual”. Ouvimos e absorvemos a verdade bíblica e depois permitimos que a verdade bíblica penetre em nossa vida interior, bem lá no fundo, onde as atitudes são formadas e as decisões feitas.

A seguir, à medida que surgem circunstâncias que requeiram uma reação sobrenatural, o Espírito Santo interior que habita em nós, possui munição suficiente para nos dar estabilidade e poder para enfrentá-las. Isso funciona em todo tipo de experiências difíceis.

Quando aparecem irritações, obedeça a Deus e pratique a sua Palavra ao lidar com elas. No caso de tentações, aplique princípios da Escritura que o ajudem a superá-las vitoriosamente. Se forem pecados da carne, aplique as verdades que aprendeu. Quando experimenta toda essa aplicação, você se torna sábio e mais amadurecido.

“Perseverança, tu és uma jóia preciosa”, é absolutamente essencial que nos alimentemos da Palavra de Deus com regularidade, a fim de nos mantermos revigorados e cheios do Espírito Santo. A autodisciplina é a chave do segredo para se obter o sucesso.

Um bom artesão sempre utiliza boas ferramentas. Queremos equipá-los com boas ferramentas usando bons livros sobre a Palavra de Deus e a própria Bíblia.

“Creio firmemente que todos nós somos aquilo que lemos”.

2. Mosteiro da Palavra - Introdução

Introdução - Formando-nos na Palavra de Deus.

Como num mosteiro que o vocacionado tem as suas etapas de preparação para se consagrar para Deus, assim os que querem viver na Palavra e pela Palavra que é o próprio Jesus (Palavra encarnada) tem suas etapas que são:

Ingresso no “Mosteiro da Palavra” para tornar-se íntimo de Deus e praticante de sua Palavra...

1ª etapa: Aspirantado na Palavra de Deus

Quando a pessoa tiver demonstrado sinais de querer conhecer mais a Deus através da Palavra de Deus, os quais incluem:

- o desejo sincero de ler, ouvir, estudar, meditar e vivenciar as Escrituras como meio de união com Deus;

- a disposição espiritual, isto é, verdadeiramente procurar a orientação de Deus que é uma pessoa nas Escrituras e quer nos moldar e orientar pela sua Palavra;

- a obediência aquilo que se escuta e lê nas Escrituras;

- os opróbios, que se traduz numa humilde docilidade nascida da fé, esperança e amor, que faz com que o “aspirante” fique ansioso de aprender e instintivamente aberto tanto para a dimensão da solidão como a dimensão comunitária que a Bíblia nos proporciona...

Nesta etapa meditaremos sobre a importância da Palavra de Deus usando comentários de livros, de pessoas sobre o Poder da Palavra de Deus para quando entrarmos no segundo passo que é o Discipulado termos tido o gostinho da graça que o estudo da Palavra de Deus proporciona em nossas vidas.

É uma fase de iniciação e adaptação a vida da vivência da Palavra de Deus que dura aproximadamente um mês lendo a HISTÓRIA DA PALAVRA...

2ª etapa: Postulantado na Palavra de Deus

O postulantado é um período de primeiro contato com a Palavra de Deus então faremos uma leitura da Palavra de Deus usando o método da jornada diária.

No postulantado começamos a Praticar a viver a presença de Deus em tudo o que fazemos desde o acordar até o dormir e até dormindo ser um ato de adoração a Deus.

A Palavra é este bastão que nos faz saltar os obstáculos, superando todas as dificuldades próprias desta etapa.

Esta fase nos leva a uma nova interiorização e contemplação na Palavra de Deus.

3ª etapa: Noviciado na Palavra de Deus

O noviciado é um tempo de integração pessoal à vivência da Palavra de Deus, aonde iremos estudar à Palavra de Deus diariamente, consiste em leituras de trechos da Bíblia e respostas sobre algumas questões que iremos fazer a cada novo dia. Envolve tomar uma passagem da Bíblia, grande ou pequena, e meditar nela com devoção até que o Espírito Santo lhe mostre um meio de aplicar a verdade na sua vida de modo que seja pessoal, prático, possível e mensurável. A meta é você levar a sério a Palavra de Deus e ser “praticante” do que ela diz.

É um período de aprofundamento espiritual com o objetivo de levar a pessoa a descobrir a riquíssima tradição “Monástica da Palavra”, a vivência desta Palavra para que em sua vida saiba o que está abraçando “viver radicalmente pela e na Palavra de Deus em tudo”, O ritmo de estudos comporta uma maior intensidade de leituras, estudos, escuta da Palavra e retiros com a Palavra de Deus.

Usaremos o método Bibliográfico e o método da qualidade de caráter aonde nossa leitura irá transcorrer visando estudar a vida de vários personagens bíblicos e estudar suas reações e modo de viver e as qualidades que formam uma pessoa cristã que quer se parecer com Cristo.

4ª etapa: Juniorado na Palavra de Deus (Profissão temporária na Palavra de Deus)

O Juniorado é uma fase de estudo da Palavra de Deus em que você já leu a Bíblia inteira várias vezes e quer entrar em contato mais prolongado com as Escrituras e vivenciar com mais interiorização sobre a Palavra de Deus.

Nesta fase de formação monástica da Palavra, o estudo segue o ritmo mais prolongado e mais minucioso da Palavra de Deus usando as Escrituras em mais de uma tradução e um comentário da Bíblia.

É uma fase de reler a Palavra de Deus com novo enfoque usando o método devocional.

5ª etapa: Profissão solene na Palavra de Deus

Isto é uma formação permanente da Bíblia.

Nesta última fase é a completa dependência da Palavra de Deus, que se tornou carne em nossa carne e vivemos por Ela, já que ela ainda continua nos moldando para que ao encontro definitivo com Deus possamos ter o caráter de Cristo.

Nunca estamos formados totalmente e sim estamos em formação permanente na Palavra de Deus até o dia do nosso encontro com o nosso tudo, o nosso Deus.

Aqui o “monge ou a monja” da Palavra de Deus que nos acompanhou em todas as etapas deste estudo estará apto(a) para um de estudo da Palavra de Deus em que usaremos o método da lectio divina e é o estudo mais longo e mais reflexivo que teremos.

Crescer sempre na Palavra e pela Palavra de Deus para evangelizar.

A formação de nossa vida tem como fim restaurar em nós e ajudar outros a também serem restaurados a semelhança divina por ação do Espírito Santo. Ajudados pelo cuidado maternal da Mãe de Deus pela oração do terço, pela adoração ao Santíssimo Sacramento, pela participação da missa e pela vida cotidiana com a Palavra de Deus.

Parabéns pela perseverança e avante no estudo da Palavra de Deus.

“Empenha-te em te apresentares diante de Deus, como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da palavra da verdade”. II Tm 2, 15

1. Mosteiro da Palavra - Pagina Inicial

(Um estilo de vida para Glória de Deus)

Missão:

Levar as pessoas a viverem a Palavra de Deus.

Visão:

Que as pessoas aprendam a ter contato pessoal com a Palavra de Deus e se tornarem íntimos de Deus.

Objetivo:

Que este Estudo Bíblico seja um eficaz instrumento nas mãos do Mestre (JESUS) para capacitá-lo(a) a ser um vaso preparado e usado em Sua obra e torná-lo(a) íntimo(a) de Jesus pela sua Palavra.

Dedicatória:

Que você se torne um homem (uma mulher) de Deus, digno(a) de aprovação, operário(a) que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a Palavra de Deus com eficácia, zelo e destemor em seu ministério, pois você mesmo(a) foi moldado(a) e transformado(a) por esta Palavra de vida.

Que recaia sobre você a mesma benção de Aarão (Nm 6, 24-26)

“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!”

Importância do estudo da Palavra de Deus:

Leia abaixo o quão importante é a leitura da Palavra de Deus com um texto retirado do livro: “A Bíblia foi escrita para você” -Pe. Jonas.

“Não podemos continuar apoiando-nos na sabedoria dos homens. Por mais boa vontade que as pessoas tenham, a sabedoria delas nunca terá a força e a eficácia da Palavra de Deus. Nós, filhos(as) de Deus somos convidados a ter acesso à sua Palavra, a buscá-la, nós mesmos, diretamente na Bíblia. Os homens que estudam, filhos de Deus como nós, poderão ajudar-nos a entendê-la melhor. Assim como um irmão mais velho e experimentado ensina o mais novo. Mas nada e ninguém substitui a Palavra de Deus, colhida por nós, diretamente da Bíblia. Ela precisa estar nas nossas mãos. Sim, a Bíblia foi escrita para você. A Palavra de Deus irá se esclarecendo por si mesma. A Palavra explica a Palavra. Portanto, quanto mais a conhecemos, mais a entendemos. Basta aplicar-se a ouvir, dia após dia a palavra do Pai contida nas Escrituras”.

“A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”. Rm 10,17

Mudança

Pessoas sonham por liberdade, mas aprisionam pássaros.
Pessoas sonham por igualdade, mas alimentam diferenças.
Pessoas sonham com a paz, mas criam guerras.
Só sonhar não adianta nada se não temos ação.
Entramos em contradição.
Deus nos deu o dom do pensamento.
Pratique o bem para evitar o sofrimento.
Faça a mudança do nosso mundo, começando a mudar seu interior.
Encontre seus defeitos para corrigi-los.
Seja maduro corrigindo seus erros; a maturidade se alcança com humildade.
Você precisa domar seu egoísmo.
No jardim da mente plante a bondade; deseje o bem para ser abençoado, e do céu cairá frutos da felicidade.
A luz que cura está na consciência.
Se você pode refletir será capaz de mudar; pensar em mudar é o primeiro passo.
A mudança não acontecerá em um só dia, a mudança não dependerá de uma só pessoa; precisamos de todos os dias e todas as pessoas.
Com amor ensine as crianças que somos todos iguais e com fins diferentes.
Todos os seres têm sua finalidade; estão em harmonia como uma sinfonia.
Em algum lugar não distante alguém precisa da sua mão.
Você pode salvar vidas..
Com fé faça essa mudança.
Nosso mundo está chorando, mas nós precisamos de dedos e mudanças.

Evangelize!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Servir a Jesus, Mosqueteiros de Jesus

Que nosso sorriso, sejam pétalas formando um lindo jardim.
Que a Eucaristia que celebramos, seja o bálsamo e o alimento curador de nossas feridas e momentos.
Que cada alma trazida para Deus, seja a busca de sermos mais santos verdadeiramente, como um grande espelho.
Que cada passo para a vitória, seja a certeza que as tempestades, são passageiras.
Que cada gesto nosso, seja o sol que transborda alegria e amor de Deus.
Que o brilho dos nossos olhos, reflitam a misericórdia infinita de Jesus.
Ser Mosqueteiro é muitas vezes sentir o deserto chegando, mas não podemos esquecer que neste momento Deus vem trazendo consigo um bem maior.
Se os momentos difíceis, as perseguições, as tempestades aumentarem, hei saiba que é sinal que você está percorrendo o caminho certo.

Afinal amados, nós somos o que?
Servo do Senhor, não mais, amigo.

Por quê?
Só pode ser mosqueteiro de Jesus quem é amigo DEle.