O que é Próstata aumentada?

A próstata é uma glândula reprodutiva masculina que produz o fluido que, junto com os espermatozoides, constitui o sêmen.

Uma próstata aumentada significa que essa glândula cresceu. O aumento da próstata acontece em quase todos os homens, conforme eles envelhecem. À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar e na bexiga também.

O aumento da próstata é frequentemente chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia prostática benigna. Não é um câncer e não aumenta o risco de câncer de próstata. A próstata é uma glândula reprodutiva masculina produtora de fluido que constitui o sêmen.

Causas
A causa exata do aumento da próstata ainda é desconhecida. Fatores relacionados ao envelhecimento e aos próprios testículos podem desempenhar um papel no crescimento dessa glândula.

O crescimento natural da próstata ocorre na maioria dos homens conforme eles vão envelhecendo. Em muitos deles, o crescimento é tanto que começa a bloquear a passagem da urina pela uretra. Outra hipótese levantada pelos médicos para o crescimento da próstata são as mudanças no equilíbrio dos hormônios sexuais que acontecem nos homens com o passar dos anos.

Fatores de risco
Os principais fatores de risco para o aumento da glândula da próstata incluem:
Envelhecimento Aumento da glândula da próstata raramente causa sinais e sintomas em homens com menos de 40 anos. Por volta dos 55, cerca de um em cada quatro homens têm alguns sinais e sintomas da próstata aumentada. Aos 75, cerca de metade dos homens relatam alguns sintomas relacionados ao problema.

Histórico familiar Ter um parente próximo que tem ou teve próstata aumentada eleva as chances de uma pessoa desenvolver o mesmo problema.
 
Origem O aumento da próstata é mais comum em homens americanos e australianos. É menos comum em homens chineses, indianos e japoneses.
 
Sintomas

Sintomas de Próstata aumentada
Aumento da glândula da próstata tende a agravar-se gradualmente ao longo do tempo. Sintomas de próstata aumentada incluem:

Fluxo urinário fraco
Dificuldade para urinar
Retenção urinária
Interromper o fluxo da urina quando já tiver iniciado
Necessidade frequente ou urgente de urinar
Aumento da frequência de urinar à noite (noctúria)
Necessidade de fazer esforço para urinar
Não conseguir esvaziar completamente a bexiga.

O tamanho de sua próstata, por maior que seja, não é um indicativo de que, necessariamente, seus sintomas serão piores. Alguns homens com próstatas ligeiramente aumentadas podem apresentar sintomas significativos, enquanto que outros homens com próstatas muito aumentadas têm sintomas urinários pequenos.

Em alguns homens, os sintomas eventualmente estabilizam e podem até melhorar com o tempo.


Diagnóstico e Exames


Buscando ajuda médica
Se você está tendo problemas urinários, consulte um médico para verificar se seus sintomas são causados por próstata aumentada e descobrir quais exames e meios de tratamento existem para sanar o problema. Se você não conseguir mais urinar, procure assistência médica imediata.

Se você não apresentar sintomas urinários incômodos e que não representem uma ameaça à saúde, você pode não precisar de tratamento. Ainda assim, uma consulta ao médico é importante, principalmente para ter certeza de que se trata de um problema simples, e não de uma complicação mais grave.

Na consulta médica
Entre as especialidades que podem diagnosticar próstata aumentada estão:

Clínica médica
Urologia.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
 
Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
Há quanto tempo você tem notado um aumento da próstata?
Você sente dores?
Você tem conseguido urinar?
Faz esforço para urinar ou sente alguma dor ao fazê-lo?
Algum parente próximo a você teve ou tem problema de próstata aumentada?

Diagnóstico de Próstata aumentada
Depois de esboçar o histórico médico completo do paciente, o médico realizará o exame retal digital para examinar a próstata. O exame físico muitas vezes basta para fazer o diagnóstico. Os seguintes exames, no entanto, também podem ser realizados:


Taxa de fluxo de urina
Exame de resíduo urinário para saber quanta urina permanece na bexiga depois de urinar
Exames de fluxo de pressão para medir a pressão na bexiga conforme urina
Exame de urina para verificar se há presença sangue ou infecção urinária
Cultura de urina para verificar se há infecção
Exame de de PSA (antígeno prostático específico) para detectar câncer de próstata
Cistoscopia.

Além disso, você pode ser questionada a respeito da gravidade dos sintomas e o impacto deles em sua vida diária. A pontuação pode ser comparada com registros anteriores para determinar se a doença está sendo agravada ou não

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Próstata aumentada A escolha do tratamento se baseia na gravidade dos sintomas, na dimensão do impacto em sua vida diária e na presença de qualquer outra eventual doença. As opções de tratamento abrangem "espera vigilante", mudanças no estilo de vida, medicação e, se necessário, cirurgia.

Se você tiver 60 anos ou mais, terá maior probabilidade de apresentar os sintomas. Entretanto, muitos homens com a próstata aumentada têm somente sintomas brandos. As medidas de autocuidado são geralmente suficientes para fazer você se sentir melhor.

Agora, se você tem próstata aumentada, deve fazer um exame anual para monitorar a progressão de seus sintomas e determinar se são necessárias alterações no tratamento ou não.


Medicamentos Os bloqueadores alfa 1 são um tipo de medicamento usado para tratar a pressão arterial alta. Esses medicamentos relaxam os músculos da próstata e do colo da bexiga, o que facilita na hora de urinar. A maioria das pessoas tratadas com medicamentos bloqueadores alfa 1 percebem melhora dos sintomas.

A finasterida e a dutasterida diminuem os níveis dos hormônios produzidos pela próstata e o tamanho da glândula prostática, aumentam a taxa do fluxo de urina e diminuem os sintomas. O paciente pode levar de três a seis meses para notar uma grande melhora em seus sintomas. Os potenciais efeitos colaterais relacionados ao uso da finasterida e da dutasterida incluem diminuição do desejo sexual e impotência.

Podem ser prescritos antibióticos para tratar a prostatite crônica (inflamação da próstata), que pode eventualmente acompanhar a próstata aumentada.


Cirurgia 
A cirurgia prostática pode ser recomendável se você tiver:

Incontinência urinária
Sangue recorrente na urina
Incapacidade de esvaziar completamente a bexiga (retenção urinária)
Infecções recorrentes no trato urinário
Insuficiência renal
Cálculos vesicais.

A escolha de um procedimento cirúrgico específico geralmente se baseia na gravidade dos sintomas, no tamanho e na forma da glândula prostática. Consulte um urologista para saber qual a melhor alternativa de cirurgia para você, se for realmente necessário.

A maioria dos homens submetidos à cirurgia prostática tem melhoras nas taxas de fluxo de urina e nos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário